BRANDS' ECO Play Up: “Prestamos muita atenção aos detalhes, focamo-nos em transmitir os nossos valores em tudo o que fazemos”
A Play Up foi E-Commerce no Ano em Vestuário e Calçado para Criança, tendo arrecadado 10 distinções na edição de 2020 do Portugal E-Commerce Awards.
A Play Up é uma marca de roupa de bebé e criança com design e fabrico 100% português, com um foco forte na sustentabilidade e responsabilidade social.
Na edição de 2020 do Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país, foi E-Commerce do Ano em Vestuário e Calçado para Criança, tendo arrecadado 9 distinções de ouro nas categorias Melhor Engagement de Redes Sociais, Melhor Acondicionamento dos Artigos, Melhor a Cumprir Prazos de Envio/Entrega, Melhor Design/Imagem, Melhor ‘explicação’ dos Artigos à Venda, Melhor Helpcenter, Melhor Packaging dos Artigos, Processo de Devolução de Artigos Mais Simples, Processo de Reposição do Valor da Compra Devolvida; e uma prata em Maior Variedade de Artigos.
Andreia Guedes, E-commerce Manager B2C e B2B da Play Up, explica nesta entrevista os valores que têm guiado a marca e o desenvolvimento de e-commerce como pilar fundamental para cumprir os objetivos estratégicos no âmbito do consumo sustentável e da economia circular.
Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?
Ao longo dos últimos três anos temos investido no nosso e-commerce, sobretudo em muitas das categorias avaliadas pelo Portugal E-Commerce Awards. Esta nossa aposta deu-nos segurança para nos candidatarmos e ficarmos bem posicionados no nosso setor. Acreditamos que o facto de termos vencido 10 distinções, deve-se ao trabalho árduo desenvolvido pela nossa equipa, a fim de proporcionar a melhor experiência de compra e serviço pós-venda aos nossos clientes.
Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso e-commerce?
Numa primeira fase, sentimos a necessidade de evoluir para o online devido ao nosso projeto de internacionalização. Queríamos encurtar a distância com os nossos clientes revendedores, espalhados um pouco por todo o mundo, e o e-commerce foi a solução ideal. Mais tarde, com a redefinição do propósito e dos valores da Play Up em torno de uma prática mais sustentável, ética e justa, surgiu a vontade de comunicar uma mensagem pedagógica ao máximo de pessoas possível e alertar para o consumo consciente. A partir daqui, começámos a investir mais no nosso projeto de e-commerce para o cliente final, seguindo a nossa intenção de reduzirmos a enorme pegada ecológica gerada pelo setor têxtil.
E-commerce em 2015 e agora em 2021 – como consideram este crescimento e evolução?
A nossa maior evolução ocorreu a partir de 2018, altura em que iniciámos o trabalho de otimização de processos e da própria usabilidade da loja online. Em 2020, com o confinamento e o encerramento dos pontos de venda físicos, assistimos a um crescimento exponencial das vendas e atingimos os melhores valores de faturação de sempre. Estes resultados vieram confirmar a importância do investimento contínuo nos nossos sites e áreas de suporte ao bom funcionamento da loja online. Sentimos também que o abrandamento imposto pela pandemia veio salientar muitos dos valores que já preconizávamos, despertando uma maior consciência coletiva acerca dos hábitos de consumo.
Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?
Para a equipa de e-commerce e apoio ao cliente, apenas foi necessário adaptarmo-nos ao teletrabalho. O desempenho das nossas funções depende do acesso à Internet e de um computador e, por isso, as nossas rotinas não foram afetadas.
Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?
A Play Up recebeu 10 distinções das quais destacamos: o Melhor Packaging, Melhor a Cumprir Prazos de Envio/Entrega, Melhor “Explicação” dos Artigos à Venda, Melhor Apoio ao Cliente, Processo de Devolução de Artigos Mais Simples e Melhor Processo de Reposição do Valor da Compra Devolvida. Estes resultados são fruto das otimizações constantes que vamos implementando, com o objetivo de proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência possível em todos os momentos de interação com a Play Up. Acima de tudo, tentamos manter a coerência do nosso conceito enquanto marca, tanto no plano físico (apoio ao cliente e serviço pós-venda) como na esfera digital (redes sociais e a própria usabilidade do site). Prestamos muita atenção aos detalhes, focamo-nos em transmitir os nossos valores em tudo o que fazemos.
Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?
Tentamos ao máximo ser fiéis aos nossos princípios e convicções. A sustentabilidade e a responsabilidade social, o conforto e a qualidade das peças são as bases da Play Up e isso transparece nas nossas plataformas digitais. Mais do que uma loja online, vemos o nosso site como um livro aberto, onde partilhamos os passos dados no sentido de nos tornarmos, cada vez mais, uma marca amiga do ambiente: a preferência pelo uso de fibras naturais, orgânicas e recicladas nas nossas peças, a redução do uso de matérias-primas sintéticas e matérias-primas virgens, o incentivo à reutilização e extensão do tempo de vida da roupa, e a utilização de embalagens feitas exclusivamente a partir de materiais reciclados.
Por outro lado, distinguimo-nos pela singularidade das coleções que criamos. Cada coleção tem um tema e conta uma história, o que nos permite obter uma coerência de cores, texturas, formas e desenhos autênticos. Esta estética minimalista descreve o nosso modo de estar e está bem representada no mundo online.
Numa vertente mais técnica, preocupamo-nos com a inovação constante dos nossos processos internos. Tentamos sempre antecipar necessidades, o que nos permite ser mais ágeis e ter maior capacidade de adaptação às atualizações frequentes na área do e-commerce.
Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?
A constante mutação dos comportamentos dos consumidores e dos mercados. Muitas vezes, um desenvolvimento solicitado para o site, deixa rapidamente de ser atual.
Quais foram as vantagens da participação no Portugal E-Commerce Awards?
A principal vantagem é a credibilidade, uma vez que fomos reconhecidos por uma entidade externa e especialista na área do e-commerce. De algum modo, sentimos também que nos confere competência, demonstrando que estamos no bom caminho. Por outro lado, este tipo de iniciativas dá sempre visibilidade às marcas que nelas participam.
Quais as tendências que apontam nesta área para o futuro?
O futuro continuará a ser orientado para o consumidor, de modo a proporcionar uma experiência personalizada, em todo e qualquer ponto de contacto com o cliente final.
Com a constante atualização e desenvolvimento desta área, como é que se acompanham todas estas tendências?
Não se conseguem acompanhar todas as tendências em simultâneo, por questões de gestão de orçamento. O mais importante é nunca deixar de olhar com sentido crítico para dentro da nossa organização e apostar em desenvolvimentos cuja relação investimento/retorno seja a mais vantajosa. Uma das nossas preocupações será sempre melhorar a experiência do consumidor final com a nossa marca.
Qual o futuro do e-commerce na sua marca: alternativa ou o caminho a seguir?
O e-commerce é, sem dúvida, um dos caminhos que continuaremos a percorrer com muito entusiasmo e dedicação. Queremos continuar a crescer de forma consciente e o online permite-nos chegar mais longe nesta missão de influenciarmos os nossos clientes a adotarem medidas de consumo responsáveis e sustentáveis. Mantemos também o desejo de transitar para uma economia circular e vemos o e-commerce como um pilar fundamental para esta mudança.
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