Compras com cartões já regressaram a níveis pré-pandemia

A atividade que mais cresceu nas últimas semanas foi o Alojamento Turístico, seguida da Restauração, refletindo o desconfinamento e o aumento do número de turistas a visitar o país.

As compras físicas e online na rede Multibanco estão em níveis pré-pandemia. Na última quinzena de maio, os pagamentos aumentaram 37% face ao período homólogo de 2020 e 13% face ao de 2019. A entrada de Portugal para a lista verde do Reino Unido fez disparar o uso de cartões britânicos no país, relevam os dados divulgados esta quarta-feira pela SIBS.

“Considerando apenas as compras físicas, estas registaram um crescimento de 34% face ao período homólogo de 2020, enquanto as online aumentaram 58%. Este crescimento é também visível face ao período homólogo de maio 2019, portanto em pré-pandemia, estando as compras físicas já 6% acima, enquanto as online mais que duplicaram (+106%), demonstrando uma vez mais a resiliência do comércio digital, mesmo em cenário de desconfinamento”, refere o relatória da dona da rede Multibanco.

Numa análise por setor, a atividade que mais cresceu nas últimas semanas (de 16 a 30 de maio) foi o Alojamento Turístico, registando um incremento de 28% face à quinzena anterior de maio e de 95% (quase duplicando) face ao mês anterior. Em segundo lugar encontra-se a Restauração, com um incremento de 4% face à primeira quinzena e de 37% face ao mesmo período do mês anterior, reforçando a ideia de recuperação do turismo.

O mesmo se conclui olhando para os dados por região. As unidades territoriais que mais cresceram foram o Algarve (+9% vs 1ª quinzena e +23% vs mês anterior) e a Madeira (+3% vs 1ª quinzena e +14% vs mês anterior). Ainda assim, quase todas as regiões nacionais já estão acima dos valores homólogos de 2020 e também de 2019. A única exceção é a região de Lisboa e Vale do Tejo, que está 3% abaixo do período pré-pandemia.

As compras com cartões estrangeiros registaram um crescimento acelerado, subindo 38% face à primeira quinzena de maio, praticamente duplicando o registado no mês de abril e mais de 3 vezes o valor de 2020 (241%), pese embora ainda não tenha atingido os valores de 2019 (-39%).

No fim de semana em que se realizou a Final da Liga dos Campeões da UEFA no Porto, o consumo com cartões estrangeiros em Portugal registou um crescimento de 22% face ao fim de semana anterior. Os Alojamentos Turísticos aumentaram 21%, enquanto Restauração e Gasolineiras cresceram ambos 10% face ao fim de semana anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compras com cartões já regressaram a níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião