Britânicos com vacinação completa não vão ter de fazer isolamento em caso de contacto de risco
A medida, que entrará em vigor a 16 de agosto, prevê que os adultos tenham recebido a segunda dose da vacina pelo menos 10 dias antes.
Os contactos de risco de pessoas em Inglaterra que testaram positivo para a Covid-19 não vão ter que se isolar, se tiverem recebido as duas doses das vacinas, ou se forem menores de 18 anos, anunciou o responsável pela pasta da Saúde britânico, Sajid Javid. A medida vai entrar em vigor a partir de 16 de agosto.
Os adultos têm de ter recebido a segunda dose pelo menos 10 dias antes do contacto, segundo avança o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês). Esta medida surge depois de o primeiro-ministro britânico confirmar que o país vai avançar para a última fase de desconfinamento, a 19 de julho, na qual deixa de ser obrigatório usar máscara e os negócios podem reabrir.
Está também previsto, nesta próxima fase do plano britânico, que ainda terá de ser confirmada mais próximo do seu arranque, que a regra de um metro sobre o distanciamento social vai acabar, e os limites legais para ajuntamentos no interior e exterior serão eliminados, desaparecendo também as orientações para o teletrabalho.
De recordar que as orientações em Portugal ainda são para que as pessoas façam isolamento profilático em caso de contacto de risco, mesmo se estiverem vacinadas. Foi o que aconteceu com o primeiro-ministro, António Costa, na semana passada, bem como com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, esta terça-feira, que está em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com Covid-19.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Britânicos com vacinação completa não vão ter de fazer isolamento em caso de contacto de risco
{{ noCommentsLabel }}