EMA aprova vacina Moderna em jovens entre os 12 e 17 anos
A Agência Europeia do Medicamento aprovou a administração da vacina da Moderna para a Covid-19 em crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos. É a segunda vacina a ser aprovada para esta faixa etária.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, a administração da vacina da Moderna para a Covid-19 em crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos. A vacina da Moderna já tinha autorização para ser administrada em pessoas a partir dos 18 anos.
Tweet from @EMA_News
Os efeitos da vacina da Moderna foram investigados através de um estudo que envolveu 3.732 crianças com idades entre 12 e 17 anos. O estudo mostrou que a vacina da Moderna produz uma resposta de anticorpos à observada entre jovens dos 12 a 17 anos e em jovens adultos de 18 a 25 anos.
Estes resultados permitiram ainda ao comité dos medicamentos concluir que a eficácia da vacina da Moderna em jovens dos 12 aos 17 anos é semelhante à dos adultos.
Dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dores musculares e articulares, calafrios, náuseas, vómitos e febre são os efeitos secundários mais comuns em crianças e jovens desta faixa etária. Estes efeitos são geralmente ligeiros ou moderados e melhoram dentro de poucos dias após a vacinação.
À semelhança da vacina da Moderna, a vacina da Pfizer já tinha sido autorizada para jovens entre os 12 e os 15 anos, a 28 de maio.
Em Portugal, o primeiro-ministro anunciou na quarta-feira que está “tudo preparado” para administrar as duas doses das vacinas contra a Covid-19 a 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro, embora o Governo ainda esteja a aguardar o parecer da DGS sobre a vacinação das crianças.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EMA aprova vacina Moderna em jovens entre os 12 e 17 anos
{{ noCommentsLabel }}