Quedas do BCP e CTT travam ganhos mais expressivos em Lisboa

A bolsa de Lisboa terminou o dia com ganhos ligeiros, em linha com a generalidade das praças europeias. Quedas do BCP e dos CTT travam ganhos mais expressivos do índice de referência nacional.

A bolsa de Lisboa terminou o dia com ganhos ligeiros, em linha com a generalidade das praças europeias. A condicionar um melhor desempenho do PSI-20 estiveram as quedas do BCP e dos CTT. A empresa de correios perdeu quase 4%, num movimento de correção pela segunda sessão consecutiva, após o disparo da passada sexta-feira.

Pela Europa, o Stoxx 600 valorizou 0,4%, enquanto o alemão DAX ganhou 0,2%, a par com o francês CAC-40 que subiu 0,3%. Já o britânico FTSE 100 somou 0,5%, tal como o espanhol IBEX-35. Lisboa acompanhou os ganhos ligeiros da generalidade das praças europeias, com o PSI-20 a avançar 0,02% para 5.153,070 pontos.

Nesta sessão, as cotadas ligadas ao setor energético destacaram-se pela positiva. A Galp Energia somou 1,02% para 8,4960 euros, beneficiando da subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais, que estão a corrigir das perdas acentuadas da última sessão. O Brent, de referência europeia, valoriza 2,75% para os 70,95 dólares, ao passo que o WTI sobe 3,16% para os 68,58 dólares, em Nova Iorque.

Ainda pelo setor energético, a EDP Renováveis somou 0,88% para os 20,60 euros, ao passo que a “casa mãe” valorizou 0,31% para 4,517 euros. Já a REN manteve-se inalterada.

Nota positiva ainda para a Altri e a Mota-Engil, bastante influenciadas pelo contexto internacional. Os títulos da papeleira avançaram 1,36% para 5,23 euros, ao passo que os da construtora ganharam 1,17% para 1,2920 euros, um dia depois de a empresa ter revelado que estendeu por mais dois anos um contrato de mineração que tem atualmente a decorrer em Moatize, Moçambique.

Em contraciclo, e a evitar ganhos mais expressivos do PSI-20, estiveram o BCP e os CTT. As ações do banco liderado por Miguel Maya caíram 1,34% para 12,50 cêntimos por ação. Já os títulos da empresa de correios desvalorizaram pela segunda sessão consecutiva, num movimento de correção depois de terem disparado 8% na sexta-feira na sequência da divulgação de resultados ao mercado. Nesta sessão, os CTT cederam 3,92% para 4,41 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quedas do BCP e CTT travam ganhos mais expressivos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião