Quais são os países mais atrasados na vacinação contra a Covid?
Países mais atrasados na vacinação têm apenas 0,1% da população com pelo menos uma dose. Já na UE, o Estado-membro mais "lento" conta com 15% da população com pelo menos uma dose.
Como já tem sido discutido nos últimos tempos, existe atualmente uma desigualdade no acesso à vacina, com os países mais desfavorecidos a enfrentarem dificuldades para obter o fármaco. Para combater esta situação foi criada a iniciativa Covax, que tem como objetivo fornecer vacinas a 20% da população de 92 países com baixos e médios rendimentos — bem como através de outros acordos bilaterais entre as nações, através da qual já foram doadas mais de 194 milhões de doses de vacinas a 138 países a nível mundial.
- República Democrática do Congo – 0,1% da população com pelo menos uma dose
- Chade – 0,1%
- Haiti – 0,1%
- Burkina Faso – 0,2%
- Sudão do Sul – 0,4%
- Benim – 0,4%
- Turquemenistão – 0,6%
- Madagáscar – 0,7%
- Mali – 0,9%
- Iémen – 0,9%
Já na União Europeia (UE), os números são naturalmente mais elevados. O bloco comunitário celebrou acordos prévios de aquisição com produtores de vacinas contra a Covid-19 em nome dos Estados-membros, que tiveram assim acesso a um conjunto de vacinas negociados pelo Executivo europeu de forma mais rápida.
Ainda assim, há alguns países na UE que estão com um ritmo mais lento na vacinação, maioritariamente de leste. A Bulgária é a que se destaca, tendo apenas 15,41% da população com pelo menos uma dose, de acordo com os dados disponibilizados pelo Our World in Data. Segue-se a Roménia, com uma taxa de 26,42% de vacinados.
Já os restantes Estados-membros que se encontram no fim da tabela da vacinação têm uma taxa (da população com pelo menos uma dose) que varia entre os 40% e os 55%. Olhando para outro indicador, que mede o número de doses administradas por 100 pessoas, os países com os resultados mais baixos são os mesmos, apenas com uma ordem ligeiramente diferente.
- Bulgária – 15,41% da população com pelo menos uma dose
- Roménia – 26,42%
- Croácia – 40,63%
- Eslováquia – 42,23%
- Letónia – 42,55%
- Eslovénia – 45,54%
- Polónia – 49,45%
- Estónia – 51,2%
- República Checa – 54%
- Grécia – 55,79%
Apesar de se registarem estes atrasos em alguns países, a UE conseguiu já atingir a meta de ter 70% da população adulta com a primeira dose da vacina, no final do mês passado. Portugal também já chegou a este marco, na semana passada, o que permitiu avançar com o relaxamento das medidas.
Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quais são os países mais atrasados na vacinação contra a Covid?
{{ noCommentsLabel }}