Delta já corresponde a 100% dos casos de Covid em todas as regiões menos no Norte
A variante Delta continua a ser dominante no país, tendo uma frequência acima de 95% em todas as regiões.
A frequência da variante Delta entre os casos de Covid-19 registados na primeira semana de agosto foi de 100% em todas as regiões do país, exceto no Norte, revela o relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Esta continua assim a ser a variante dominante no país.
“A variante Delta (B.1.617.2) é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 99,5%” na semana que terminou a 8 de agosto, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Nesta semana, a única outra variante que teve expressão estatística foi a Alpha, inicialmente identificada no Reino Unido, com uma frequência de 0,5%.
Frequência relativa da variante Delta acima dos 95% em todo o país
Olhando para as várias regiões do país, em todas a frequência relativa da variante Delta foi de 100%, menos no Norte. Ainda assim, nessa região ficou acima dos 95%, fixando-se nos 97,4%.
Já a Delta Plus, uma mutação da variante que chegou a levantar preocupações, tem-se apresentado a um nível baixo no país. “A sublinhagem Delta (B.1.617.2) AY.1 tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana ISO 24 [14 a 20 de junho], não tendo sido detetado, de acordo com os dados disponíveis até à data, nenhum caso nas semanas ISO 30 e 31”, isto é, até ao início de agosto.
Quanto a outras variantes, o INSA dá também conta de que a frequência relativa das variantes Beta e Gamma, inicialmente detetadas na África do Sul e no Brasil, respetivamente, “mantém-se baixa e sem tendência crescente, sendo que não foi detetado nenhum caso destas linhagens nas semanas ISO 30 e 31, de acordo com os dados apurados até à data”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Delta já corresponde a 100% dos casos de Covid em todas as regiões menos no Norte
{{ noCommentsLabel }}