Será “mais difícil” chegar rapidamente a 85% da população com a vacinação completa
Com 70% da população totalmente vacinada mais cedo do que o previsto, Governo espera que processo continue a ser rápido, apesar de ser "mais difícil".
Portugal atingiu há dois dias 70% da população totalmente vacinada contra o novo coronavírus, uma meta que foi alcançada mais cedo do que o previsto pelo Governo. Agora, o Executivo espera que também seja possível “chegar mais rápido” à fase de ter 85% da população com a vacinação completa, embora admita que será “mais difícil”.
“É natural que, se chegámos primeiro [mais cedo] à fase dos 70% [de população totalmente vacinada], também possamos chegar mais rápido a fase de 85%“, disse a ministra do Estado e da Presidência esta sexta-feira, em conferência de imprensa após reunião de Conselho de Ministros.
Ainda assim, Mariana Vieira da Silva notou que “quantas mais pessoas estão vacinadas, mais difícil é acelerar” o processo de vacinação. “Mas a expectativa é de continuar a acelerar” esse processo, afirmou.
O Governo tinha estimado vacinar 70% da população portuguesa a 3 de setembro, mas esse objetivo foi alcançado mais cedo, a 18 de agosto.
A ministra falou ainda da possibilidade de vir a ser administrada uma terceira dose da vacina da Pfizer, referindo que essa é uma “decisão que cabe à Direção-Geral de Saúde (DGS) e que “nem sequer a Autoridade Europeia do Medicamento (AEM) tem uma posição sobre essa matéria”. “Aguardemos essa decisão da AEM e depois da DGS para sabermos em que termos ela se pode concretizar”, afirmou.
Mariana Vieira da Silva voltou a sublinhar que a “pandemia ainda não acabou” e que cabe aos portugueses “acompanhar e monitorizar a sua evolução, manter os comportamentos necessários para continuar a controlar a pandemia e adotar uma atitude de permanente acompanhamento do estado de saúde”.
(Notícia atualizada às 16h15 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Será “mais difícil” chegar rapidamente a 85% da população com a vacinação completa
{{ noCommentsLabel }}