Um Sandero Stepway de outro nível

Ganhou na estética, revolucionou no interior, tanto no desenho como na tecnologia. Mas continua um carro poupado no preço e, melhor, poupadinho nos consumos nesta versão que conta com a ajuda do GPL.

Quando se pensa na Dacia, automaticamente lembramo-nos do Duster. O SUV é, desde que se estreou, a estrela da marca romena, mas há alternativa para quem gosta deste look fora de estrada. O Sandero é um utilitário, mas na versão Stepway consegue piscar o olho aos muitos que procuram o espírito off road num citadino que nesta nova geração ganhou ainda mais argumentos.

Já era um sucesso entre os consumidores, sendo o carro que mais famílias compram para o seu dia-a-dia. E agora, na sua terceira geração, da um salto em todos os sentidos. Esteticamente nem se fala. Está muito mais agradável à vista, graças a linhas muito mais fluidas que os seus antecessores. E também a conjuntos óticos bem trabalhados. Brilham na dianteira as óticas com a assinatura luminosa em forma de Y, enquanto lá atrás encontramos uns farolins arredondados, perfeitamente encaixados num portão traseiro em que se destaca um pequeno lip.

São elementos comuns ao Sandero e ao Sandero Stepway, mas neste último há alguns detalhes que distinguem bem as duas versões. A começar pelo capot, que é mais curvo, para dar um ar mais encorpado a um modelo com mais alguns centímetros de distância ao solo (1,74 centímetros). E depois há todo um novo desenho dos para-choques, proteções nas cavas das rodas e barras no tejadilho que dão uns toques de off road.

Há plástico, mas também muita tech

O plástico que transforma este Sandero num Stepway não se fica pelo exterior, infelizmente. Se há coisa que a marca low cost da Renault mantém no habitáculo dos Dacia é o recurso a plásticos, alguns deles rijos, pouco agradáveis ao toque e que com o passar do tempo prometem fazer alguns ruídos. Nem todos são assim, claro, mas estão la. E ajudam a manter o preço do conjunto baixo.

Se poupa nos plásticos, a Dacia não fez o mesmo com as tecnologias, tanto as que protegem os ocupantes do Sandero Stepway, como o ESC, o sistema de ajuda ao arranque, de ajuda ao estacionamento ou a travagem ativa de emergência e o sensor de ângulo morto. Nem outras comodidades como a abertura/fecho de portas automático, sensores de luz e de limpa para-brisas. Mas também há ar condicionado automático abaixo de um grande ecrã a flutuar no tablier que além da câmara de marcha-atrás se destaca por ser compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. E sem fios!

Poupado, poupadinho

Tal como o desenho exterior, também o interior é bastante agradável ao olhar. Há espaço a bordo, embora os bancos não sejam os mais confortáveis do mundo… mas também não dão cabo das costas a ninguém. Menos agradável é o barulho que se intromete no habitáculo, vindo do bloco de apenas três cilindros. É um pequeno motor, de menos de um litro, com turbo. Neste caso, sendo a versão ECO-G, que funciona também a GPL, debita 100 cv.

A resposta do acelerador não impressiona, mas no dia a dia é solicito quanto baste, embora com algum ruído associado, e consumos um pouco mais elevados. Em andamentos mais acelerados, ressente-se de alguma falta de pulmão. Mas aguenta-se perfeitamente assim que lhe pedimos para manter uma velocidade de cruzeiro em autoestrada, recorrendo a sexta velocidade da caixa manual. E aí, os consumos caem, tanto estejamos a usar o GPL ou a gasolina. Um tanque cheio de gás faz cerca de 400 km, enquanto o de gasolina permite mais de 600 km. É muito poupadinho para um carro tão poupado no preço: 16.700 euros, tudo incluído.

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