DBRS Morningstar mantém rating da Parpública

  • Lusa
  • 2 Setembro 2021

O Estado já demonstrou muitas vezes o seu apoio financeiro à empresa, diz a DBRS, que relembra a obrigação legal do país fazer face às necessidades da Parpública.

A agência de notação financeira DBRS Morningstar manteve o rating da Parpública em BBB (alto) e uma tendência “estável”, segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira.

Na nota, a organização referiu que mantém o rating da Parpública em BBB (alto) no que diz respeito às emissões de logo prazo, confirmando ainda a notação nas de curto prazo em R-1 (baixo). “A tendência em todos os ‘ratings’ é estável”, indicou.

A agência sublinhou que os ratings da Parpública estão “alinhados” com os de Portugal, tendo em conta que é detida a 100% pelo Estado, em nome do qual gere ativos públicos.

A DBRS recordou ainda “a obrigação legal de Portugal em fazer face às necessidades da Parpública” e a sua capacidade de providenciar apoio financeiro atempado à empresa. De acordo com a agência, uma subida ou descida nos ratings de Portugal provavelmente teria um efeito semelhante na notação da Parpública.

De acordo com a DBRS, o Estado português já mostrou em várias ocasiões o seu compromisso no apoio financeiro à empresa, recordando uma garantia para um programa de papel comercial em 2012 e outras operações. “As ligações próximas entre a Parpública e Portugal foram reforçadas pela integração da empresa no perímetro do Estado desde 01 de janeiro de 2015”, salientou ainda a DBRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS Morningstar mantém rating da Parpública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião