Portugal abaixo da média da UE no número de alunos por professor no ensino primário
Em 2019, Portugal tinha, em média, 12,3 alunos por professor no ensino primário, uma descida ligeira face a 2018 (12,4). O rácio nacional ficou abaixo do da União Europeia, que foi de 13,5.
Em 2019, Portugal tinha, em média, 12,3 alunos por professor no ensino primário, uma descida ligeira face a 2018 (12,4). O rácio nacional foi melhor que o da União Europeia (UE), que registou um número médio de alunos por professor no nível primário de 13,5, segundo revelam os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat. Portugal ficou atrás de apenas nove países membros da UE.
A descida registada a nível nacional é equivalente à registada ao nível da UE, cujo número médio de alunos por professor no ensino primário havia sido de 13,6 em 2018. A Grécia (8,7), o Luxemburgo (9,0) e a Polónia (9,6) foram os Estados-membros do bloco comunitário que registaram os rácios mais baixos.
Pelo contrário, o número médio de alunos por professor no nível primário foi mais alto na Roménia (19,4), seguindo-se a França e a República Checa, com 18,8 e 18,7, respetivamente.
No conjunto do bloco comunitário, existiam quase dois milhões de professores (85% mulheres, 15% homens) e quase 24,5 milhões de alunos ao nível do ensino primário no ano de 2019. As crianças entram normalmente em programas do ensino primário entre os 5 e os 7 anos de idade.
Os programas do nível primário destinam-se a oferecer às crianças uma sólida educação básica em leitura, escrita e matemática, juntamente com uma compreensão elementar de outras disciplinas como história, geografia, ciências naturais e sociais, arte e música.
O Eurostat alerta que “o rácio aluno-professor não deve ser confundido com o tamanho médio das turmas, pois não tem em conta casos especiais, como pequenos grupos de alunos com necessidades especiais ou áreas temáticas específicas, ou a diferença entre o número de horas de ensino fornecidas pelos professores e o número de horas de instrução prescritas para os alunos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal abaixo da média da UE no número de alunos por professor no ensino primário
{{ noCommentsLabel }}