Despesa com pessoal na Função Pública vai aumentar em 580 milhões

  • ECO
  • 14 Setembro 2021

O Governo prevê um aumento da despesa com os salários dos funcionários públicos em 2022 em cerca de 580 milhões de euros. 196,2 milhões voltam aos cofres do Estado em IRS e Segurança Social.

Os gastos com os salários dos funcionários públicos em 2022 vão aumentar em cerca de 580 milhões de euros, mas isso também se traduzirá num maior encaixe para o Estado através do IRS e das contribuições sociais. O Ministério das Finanças prevê arrecadar 196,2 milhões de euros de receita com as medidas de aumento de despesa com o pessoal no próximo ano, avança o Jornal de Negócios (acesso condicionado).

O valor é antecipado no Quadro de Políticas Invariantes, uma obrigação que resulta da Lei de Enquadramento Orçamental, onde o gabinete de João Leão explica que a receita prevista “corresponde a despesa a cargo das Administrações Públicas com salários dos trabalhadores e que tem repercussões do lado da receita contributiva, bem como por via dos impostos e contribuições devidas ao Estado por estes trabalhadores”.

Sem novas medidas que levem a um aumento da massa salarial, o Governo prevê gastar mais 579,6 milhões de euros (em termos brutos), em relação a este ano. Já se for contabilizada a receita adicional, através dos impostos e contribuições, a despesa líquida acaba por se fixar nos 383,4 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 13h22 com novo título)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Despesa com pessoal na Função Pública vai aumentar em 580 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião