Consumo de gasolina aumentou 5,2% em agosto

Apesar do aumento no consumo de gasolina em agosto, o gasóleo rodoviário caiu 1,6%, face ao ano passado.

O consumo de gasolina aumentou 5,2% em agosto, face ao mês homólogo, de acordo com o boletim da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) divulgado esta quinta-feira. O gasóleo agrícola também viu um aumento no consumo nesse mês, aproximadamente de 10% face a 2020, enquanto o gasóleo rodoviário caiu 1,6%.

Quanto ao consumo de combustíveis nas empresas, o jet fuel no setor da aviação continuou a recuperar, como já tinha acontecido nos meses anteriores, apresentando um aumento de 68,2%, face a 2020. Isto numa altura em que já foram amenizadas as restrições devido à Covid-19, permitindo mais turismo e viagens.

Já olhando para a eletricidade e gás natural, o consumo doméstico recuou, o que “poderá dever-se em boa parte à ausência das famílias das suas residências para gozo de férias, algo que no ano anterior ainda era muito restrito devido às medidas que então vigoravam no combate à pandemia”, nota a DGEG.

Registou-se uma diminuição de 3,9% do consumo de eletricidade no setor doméstico em agosto, e de 4,3% no consumo de gás natural. A tendência foi a mesma no setor da indústria, que viu uma redução no consumo de eletricidade de 2,4% face ao mês homólogo, e de 1,5% no gás natural.

Por outro lado, os serviços consumiram mais energia que no ano passado. O consumo de energia elétrica no setor dos serviços aumentou 7,1% no mês de agosto, enquanto de gás natural subiu cerca de 4,0% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de gasolina aumentou 5,2% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião