PEV também vai votar contra o Orçamento

O PEV anunciou esta segunda-feira que vai votar contra o Orçamento de Estado para 2022 na generalidade. O Governo não deu "alternativa ao voto contra", justificou José Luís Ferreira.

O Partido Ecologista “Os Verdes” vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022)na generalidade. “A comissão executiva do PEV, tendo ponderado todos os elementos, decidiu que o grupo parlamentar vai votar contra o OE2022”, anunciou o dirigente do partido, José Luís Ferreira.

O PEV justifica a decisão dado que o partido considera que este Orçamento “fica muito longe” de responder “aos principais problemas do país”, bem como de “garantir um desenvolvimento sustentável”. “Se não é quando a economia está a crescer que se recupera o poder de compra e se investe nos serviços públicos, então nunca é tempo”, disse José Luís Ferreira, em declarações transmitidas pelas televisões.

O dirigente do PEV explicou ainda que durante as negociações com o Governo o partido fez chegar propostas em torno de cinco eixos estratégicos, que foram desde os recursos hídricos, ao investimento nos serviços públicos, passando pelas alterações climáticas e pela produção nacional e até ao combate à pobreza.

No entanto, José Luís Ferreira lamenta que “o Governo tenha desistido de procurar soluções” e disse que a resposta do Executivo a estas propostas deixou-os “apreensivos”. Neste contexto, o PEV diz o Governo não deu “alternativa ao voto contra”.

Questionado sobre se esta decisão é definitiva, José Luís Ferreira afirma que “até ao lavar dos cestos é vindima”, mas admite que tem “muitas dúvidas” sobre uma reversão da decisão. “. Mas se o Governo der abertura para acolher as nossas propostas certamente que estaremos disponíveis para ouvir e conversar com o Governo “, sinalizou.

Esta decisão surge, depois de o PCP ter anunciado esta manhã que também vai votar contra o documento, juntando-se ao Bloco de Esquerda, e abrindo caminho ao chumbo do Orçamento.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PEV também vai votar contra o Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião