BRANDS' ECO Saiba como o isolamento térmico o pode ajudar a poupar

  • BRANDS' ECO
  • 2 Novembro 2021

O isolamento térmico pelo exterior, conhecido por ETICS, não é uma opção nova, mas recentemente tem tido um crescimento na procura. Descubra como funciona este sistema e quais as suas vantagens.

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a usufruir mais tempo da sua casa e, com tantas horas por dia dentro do mesmo espaço, conseguiram reparar em detalhes que, antes, lhes passavam despercebidos, já que estavam a maior parte do dia a trabalhar fora de casa.

A verdade é que desde então tem-se vindo a observar um crescimento no número de remodelações, de obras e de restauros feitos às habitações, com vista a torná-las mais confortáveis e cómodas, principalmente por parte de quem está em teletrabalho.

Neste âmbito, a Saint-Gobain Portugal S.A., uma empresa de construção, destaca o ETICS, um sistema de isolamento térmico, como uma das opções que tem vindo a ser mais procurada nos últimos tempos pelas inúmeras vantagens que traz, não só ao nível do conforto, mas também ao nível ambiental e de poupança energética.

José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal

O que é o sistema ETICS?

O acrónimo ETICS significa External Thermal Insulation Composite System, que se traduz para português como ITE – Isolamento Térmico pelo Exterior. De acordo com José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, este “é um sistema de isolamento de fachadas, aplicado pelo exterior, constituído por diversas camadas, que tem como foco principal a proteção térmica”.

O facto de ser aplicado pelo exterior resulta logo numa das vantagens/diferenças deste sistema quando comparado a outros, já que isso permite que, mesmo durante a instalação do ETICS, não haja intervenções no espaço interior da casa. Mas as mais-valias não se ficam por aqui.

José Martos afirmou ainda que “este sistema pode ter muitas vantagens que vão além do isolamento térmico, como é o caso da proteção contra o fogo, da redução do impacto no meio ambiente e da melhoria do conforto térmico no espaço interior, quer no inverno, quer no verão, já que o sistema potencia a utilização da inércia térmica das paredes, estabilizando a temperatura interior da casa e evitando as variações térmicas”.

Os apoios do Estado e as poupanças a longo prazo

A somar a estas vantagens está, também, a redução nos custos de energia. Isto acontece porque, ao evitar as variações térmicas, o sistema ETICS permite que haja uma temperatura constante dentro de casa, independentemente das alterações do tempo no exterior, e isso leva a que não haja tanta necessidade de recorrer ao ar condicionado ou a aquecedores.

“O calor, além de atravessar as fachadas, é absorvido em parte por elas, o que causa um efeito de acumulação. Por esta razão, para alcançar o conforto interno desejado no inverno, temos que evitar a perda do calor do aquecimento e, no verão, reduzir a acumulação de calor com exposição ao sol. Isto é conseguido de forma mais eficaz com o sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior, que mantém a inércia térmica da fachada dentro da casa, tendo assim uma implicação direta no consumo e consequentes custos de energia”, revelou o CEO da Saint-Gobain Portugal.

O ETICS pode ser aplicado em qualquer tipo de edifício ou habitação e pode ser usado em vários projetos, quer seja uma obra nova ou uma renovação. Em qualquer um destes casos, assim que o sistema esteja instalado, começa-se logo a sentir menos variações térmicas em função da temperatura exterior e, portanto, menos necessidade de aquecimento/arrefecimento, daí resultar numa poupança energética imediata.

Mas, além de conseguir economizar a longo prazo, quem estiver interessado em instalar o sistema ETICS em casa pode, também, recorrer aos apoios em curso que o Estado Português oferece, focados nos Apoios à Eficiência Energética e no alcance da neutralidade carbónica em 2050. “Dos vários [apoios] salientamos o programa Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e o programa Vale Eficiência, ambos enquadrados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, apontou José Martos.

“Qualidade e confiança” são a base do sucesso da Saint-Gobain

Em Portugal, a Saint-Gobain está presente com várias marcas para profissionais da construção, como é o caso da Weber, que é líder de mercado no campo do ETICS. Quando questionado sobre o que levou a Weber a conseguir esta liderança, o CEO da Saint-Gobain Portugal referiu a “qualidade e confiança” como os dois fatores por detrás do sucesso, validados pela liderança da Saint-Gobain no setor.

José Martos acrescentou ainda que “a Saint-Gobain é um grupo internacional com 350 anos de história, é parte integrante das 100 empresas mais inovadoras do mundo e tem, em Portugal, um Centro de Investigação & Desenvolvimento que é reconhecido à escala internacional”, o que, de acordo com o CEO, faz com que tenham vários sistemas ETICS, a fim de responderem “às mais variadas necessidades e preocupações do mercado”, que vão desde o aplicador ao consumidor final.

“O consumidor final terá cada vez mais uma palavra a dizer. Temas como a proteção contra o fogo, a preocupação com o impacto ambiental, a poupança energética e o conforto em casa estão na ordem do dia e os consumidores estão mais informados e conscientes das suas decisões e escolhas, pelo que terão um papel cada vez mais ativo na escolha da solução e no acompanhamento do projeto, ao longo de todas as fases”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba como o isolamento térmico o pode ajudar a poupar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião