Regulador europeu aprova uso de emergência de medicamento contra a Covid
O regulador europeu aprovou esta quinta-feira a utilização de "uso de emergência" do medicamento antiviral molnupiravir para o tratamento de pacientes infetados por Covid.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou a utilização de “uso de emergência” do medicamento antiviral molnupiravir para o tratamento de pacientes infetados por Covid.
O regulador europeu está “preparado para dar apoio aos Estados-membros para que possam disponibilizar este tratamento em situações de emergência, mesmo antes da autorização para uso comercial”, anunciou Marco Cavaleri, responsável da EMA para a estratégia de ameaças biológicas para a saúde e vacinas, em conferência de imprensa.
Em causa está o comprimido antiviral molnupiravir, desenvolvido pela farmacêutica Merck, que revelou ser ter uma eficácia de 50% no risco de morte e hospitalização em pacientes infetados por Covid-19. No entanto, estes dados terão ainda ser revistos pelos pares.
Este fármaco estará, assim, disponível para pacientes com mais de 18 anos, deve ser tomado duas vezes por dia durante cinco dias e é indicado para doentes com doença ligeira a moderada. Apesar da autorização de emergência, a EMA vai continuar a revisão contínua do medicamento.
Horas antes de o regulador europeu ter dado “luz verde” à utilização de emergência deste medicamento, também o Reino Unido o tinha feito, tornando-se no primeiro país a fazê-lo, segundo a Bloomberg. Face a este anúncio, as ações da Merck Sharp and Dohme estão a subir 2,62% para 91 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Regulador europeu aprova uso de emergência de medicamento contra a Covid
{{ noCommentsLabel }}