Lisboa com queda ligeira acompanha perdas na Europa
As bolsas europeias fecharam a semana em baixa e o PSI-20 seguiu a tendência. Investidores aguardam com expectativa as reuniões da Fed e do BCE.
As bolsas europeias encerraram em baixa e a praça portuguesa registou perdas ligeiras, numa semana em que os investidores vão estar atentos às reuniões de política monetária da Reserva Federal (Fed) dos EUA e do Banco Central Europeu (BCE).
Enquanto o pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,44%, as perdas na Europa estenderam-se desde a queda de 0,06% do alemão DAX ao recuo de 0,72% do francês CAC-40. O índice de referência da bolsa de Lisboa, o PSI-20, perdeu 0,06%, fechando a cotar nos 5.488,31 pontos.
Por um lado, a pressionar o índice estiveram, sobretudo, a Galp e o BCP. A petrolífera desvalorizou 2,45%, para 8,192, no dia em que se sabe que planeia instalar em Sines uma nova refinaria de lítio. Já o banco liderado por Miguel Maya cedeu 1,70%, para 13,84 cêntimos.
Por outro, o PSI-20 foi contrabalançado pela Nos e EDP Renováveis. A operadora de telecomunicações somou 1,77%, para 3,45 euros, enquanto a elétrica ganhou 0,93%, para 21,78 euros por ação.
As negociações nos mercados de capitais vão estar condicionadas esta semana pelas reuniões de política monetária da Fed e do BCE. O banco central dos EUA inicia terça-feira uma reunião de dois dias, enquanto o BCE deverá anunciar as conclusões na quinta-feira. Os investidores vão estar atentos a qualquer sinal que possa levantar o véu às expectativas sobre a inflação e a eventual subida de juros no próximo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa com queda ligeira acompanha perdas na Europa
{{ noCommentsLabel }}