L’Oréal com liderança ibérica. Juan Alonso de Lomas é o novo CEO
Novo CEO assume funções a 1 de janeiro de 2022. Gonçalo Nascimento é o novo country coordinator em Portugal. A até aqui CEO Cátia Martins passa a gerir divisão de produtos profissionais na Europa.
Juan Alonso de Lomas vai assumir o cargo de CEO do novo cluster L’Oréal Portugal e L’Oréal Espanha, sucedendo a Cátia Martins na liderança da L’Oréal Portugal, que passa a general manager da divisão de produtos profissionais para toda a Europa. Mas há mais mudanças nos quadros da companhia: Gonçalo Nascimento é o novo country coordinator em Portugal. Mudanças surgem depois de a multinacional ter decidido avançar com um cluster ibérico, que implicou a saída de 10% da força de trabalho em Portugal.
“Esta nova abordagem permitirá à L’Oréal melhorar a eficiência e agilidade no ambiente altamente competitivo em que opera. Juntos seremos mais fortes para antecipar e liderar as mudanças no mercado de ambos os países para reforçarmos a nossa quota de mercado. Promoveremos também para os nossos colaboradores uma experiência intercultural mais rica, percursos de carreira mais apelativos e oportunidades de desenvolvimento para as equipas, bem como maiores responsabilidades em muitas das funções”, afirma Juan Alonso de Lomas, citado em comunicado.
A partir de 1 de janeiro de 2022, a L’Oréal Portugal e a L’Oréal Espanha irão criar um cluster para o crescimento em ambos os mercados, alavancando as sinergias e complementaridades existentes. Cerca de 50 colaboradores vão transitar, no início do ano, de Portugal para funções a partir dos escritórios de Madrid em equipas do cluster. Nova organização implica a dispensa que cerca de 10%, de um total de cerca de 400, da força de trabalho em Portugal.
Com mais de 30 anos de carreira no setor de beleza, 23 dos quais no Grupo L’Oréal, Juan Alonso de Lomas ocupou vários cargos de responsabilidade no grupo. Depois de ingressar na L’Oréal Espanha, em 1998, passou os seus primeiros dez anos em vários cargos comerciais e de gestão na divisão de produtos de grande público (DPGP), que tem marcas como L’Oréal Paris, Garnier ou Maybelline. Esteve dois anos na equipa de gestão da zona oeste da Europa e quatro anos como diretor-geral da divisão de grande consumo da zona América Latina, antes de assumir a liderança da L’Oréal Espanha, em 2017.
L´Oréal em Portugal com equipa de ativação mais forte
A L’Oréal permanecerá em Portugal, na sua sede em Miraflores, reforçando a sua equipa de ativação, mantendo 300 trabalhadores para promover uma proximidade local e impulsionar a estratégia de consumer-centricity, que passará a ser liderada por Gonçalo Nascimento, que integra o comité executivo da nova entidade e assume a função de country coordinator para Portugal, mantendo igualmente a responsabilidade como market director para a divisão dos produtos profissionais.
“Portugal é um mercado com bastante potencial de crescimento. Vamos trabalhar numa estratégia de ativação local junto do consumidor português, maior proximidade com nossos parceiros retalhistas, ao mesmo tempo que continuamos a transformação digital já iniciada. Os nossos objetivos passam pela conquista de mais consumidores para o universo da beleza, fortalecendo nossa quota de mercado em Portugal”, diz Gonçalo Nascimento.
O profissional português entrou na L’Oréal Portugal em 1998 no departamento de marketing e, posteriormente, na área comercial, onde assumiu a direção. Em 2011, assume a direção de mercados e grandes contas profissionais em Espanha. Em 2014 muda-se para a sede em Paris, onde é promovido a diretor de L’Oréal Professionnel e Matrix para a Europa de Leste. De regresso Portugal, assume uma posição comercial de grandes contas nacionais e internacionais na divisão de produtos grande consumo e, em abril de 2017, é nomeado diretor-geral da divisão profissional, com a missão de liderar a transformação da beleza profissional, estabelecer fortes parcerias on e offline e potenciar uma organização ágil, empreendedora e moderna.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
L’Oréal com liderança ibérica. Juan Alonso de Lomas é o novo CEO
{{ noCommentsLabel }}