Quer mudar de emprego? 5 dicas para usar o LinkedIn a seu favor
2022 será um ano de forte atividade de recrutamento das empresas. Altura de, caso esteja a equacionar mudar de emprego, de potenciar a sua presença na rede profissional LinkedIn.
Os empregadores têm sido unânimes em relação a 2022: este será um ano de forte atividade de recrutamento em todos os setores, aponta a generalidade dos estudos. Se anseia por um novo desafio profissional, talvez seja esta a altura de ‘limpar o pó’ ao seu velho currículo, atualizar a sua presença no LinkedIn e saber tirar partido desta rede social usada por recrutadores em todo o mundo para encontrar os candidatos perfeitos para as suas organizações.
Os resultados não são garantidos, mas aumentam substancialmente se souber usar corretamente o LinkedIn, o que significa pensar e construir a sua marca pessoal para se destacar aos olhos dos potenciais empregadores. A Adecco, recrutadora especializada, deixa algumas sugestões que podem servir de guia para exponenciar a sua presença nesta rede social.
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Comece por construir o seu perfil e marca pessoal
Comece pela configuração do seu perfil no LinkedIn, mas não descure a presença em outras redes sociais, já que há fortes probabilidades de os recrutadores fazerem também uma análise da atividade em outras plataformas públicas. Pense na sua marca pessoal e no que pretende que o seu perfil transmita do ponto de vista profissional. “Construa o seu perfil respondendo a estas questões: Qual é o meu foco? Sou honesto na exposição das minhas competências e ambições? Como contar a minha história e projetos de forma genuína, sintética e atrativa? Sou coerente e consistente no meu percurso e ambições? Pondere nas respostas a nestas questões e torne o seu perfil atrativo para potenciais empregadores, colocando conteúdos valiosos relacionados com o seu campo profissional”, recomenda a Adecco.
E use o mesmo crivo de relevância nas suas publicações, de modo a gerar interação na sua rede de seguidores, o que, por sua vez, levará a que o seu perfil seja mais visto por mais pessoas. “Os recrutadores do seu segmento de atividade terão mais probabilidade de ‘tropeçar’ no seu perfil. Se gostarem do que veem, aumenta muito as oportunidades de ser contactado se tiverem uma posição adequada ao seu perfil”.
“Se a sua profissão é passível de ser desempenhada fora do país, deverá eleger o inglês como língua de comunicação no perfil, o que permitirá alargar a possibilidade de encontrar o emprego que ambiciona”, aconselha ainda a Adecco.
A construção da sua marca pessoal é um trabalho contínuo, por isso, mantenha a sua atividade na rede social de modo a amplificar o alcance do seu perfil junto a potenciais empregadores. “A marca pessoal é o grande recurso a longo prazo no percurso profissional. Nunca deixe de partilhar as dinâmicas que reforçam a sua marca pessoal e relevância na área de atividade”, defende a recrutadora.
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Ative alertas de emprego
Crie alertas de emprego personalizados no LinkedIn, garantindo que recebe notificações de novas vagas que correspondem às suas competências na área de notificações da rede. Pode criar alertas de emprego para empresas, locais ou funções específicos poupando-lhe tempo e esforço na sua procura, já que o LinkedIn faz a triagem das ofertas ajustadas ao seu perfil de entre as oportunidades de emprego publicadas.
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Siga empresas alvo e líderes de setor
Se ambiciona trabalhar numa determinada empresa, siga-as e mantenha-se a par das notícias e atividades das empresas. Seguir empresas dá-lhe acesso mais rápido às publicações de vagas disponíveis, aumentando a possibilidade de ser uma das primeiras pessoas a candidatar-se.
É ainda recomendável que siga também os líderes do segmento de mercado em que pretende trabalhar. “Os gestores e líderes publicam frequentemente nos seus perfis vagas prioritárias, pelo este tipo de ligação ajuda a manter-se atento a quaisquer posições que possam adequar-se ao seu perfil. Seja proativo na pesquisa de recrutadores e head hunters, que podem ter informação privilegiada sobre vagas que precisam de ser preenchidas com urgência, e que podem contactá-lo se acharem que as suas competências e experiência são adequadas à função”, recomenda a Adecco.
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Junte-se a grupos profissionais de interesse
Aderir a grupos de profissionais de áreas na sua mira profissional é uma forma simples de conhecer as tendências e novidades no setor, bem como eventuais ofertas de emprego. “A sua atividade dentro do grupo pode demonstrar que é um candidato a ter em conta e suscitar o interesse de alguém que tem uma oportunidade de emprego à sua medida.”
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Use a rede para preparar entrevistas
Use esta rede profissional em seu benefício no momento em que for chamado para uma entrevista. Consulte as publicações mais recentes da empresa ou do seu CEO para estar a par das novidades e potenciais tópicos de conversa. Veja ainda o perfil do recrutador. “Poderá até descobrir na plataforma que frequentaram a mesma faculdade, que têm interesses profissionais semelhantes ou outros pontos de identificação que ajudam a construir empatia numa primeira conversa”, lembra a Adecco.
“Fazer este tipo de pesquisa irá mostrar ao seu potencial empregador que tem interesse em preencher a vaga disponível, mas também se importa com a empresa como um todo.”
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