Certificado Covid passa a incluir terceira dose tomada há mais de 14 dias
Quem tomou a dose de reforço há mais de 14 dias deixará de ter de fazer teste para ter acesso às atividades e locais ainda sujeitos à obrigatoriedade de testagem.
O certificado digital Covid vai passar a englobar a terceira dose da vacina contra a Covid, para quem tenha tomado a dose de reforço há mais de 14 dias, revelou o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que delineou as medidas de contenção da pandemia.
“O certificado digital continuará a ser exigido no acesso a restaurantes, para estabelecimentos turísticos, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios. Em alternativa à realização de testes é o certificado digital. Terá indicação terceira dose no 14.º dia após a administração da dose de reforço. Quem já tem há mais de 14 dias, se atualizar o certificado digital, deverá aparecer lá a dizer terceira dose”, clarificou o primeiro-ministro.
Assim, todas as pessoas que tenham a dose de reforço há mais de 14 dias deixarão de ter de fazer teste para ter acesso às atividades e locais ainda sujeitos à obrigatoriedade de testagem, bastando mostrar o certificado.
O teste é obrigatório para entrar em bares e discotecas (que reabrem a 14 de janeiro), nos voos que cheguem a Portugal, para as visitas em lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, e para aceder a grandes eventos e eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos (salvo decisão da DGS).
O certificado digital (que pode ser de recuperação, vacinação ou testagem) é exigido no acesso a estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Certificado Covid passa a incluir terceira dose tomada há mais de 14 dias
{{ noCommentsLabel }}