Portugal tem o 5.º passaporte mais valioso do mundo

Portugal mantém a 5.ª posição no ranking dos passaportes mais valiosos do mundo, empatado com a Irlanda. Japão e Singapura são os países cujos passaportes são considerados os mais valiosos.

Portugal tem o 5.º passaporte mais valioso do mundo. O país está empatado com a Irlanda, cujos passaportes permitem aos seus detentores visitarem 187 países em livre-trânsito, revela a nova atualização do “The Henley Passport Index”.

À semelhança do que sucedeu no último trimestre do ano passado, marcado pela pandemia, o passaporte português mantém a quinta posição no ranking dos passaportes mais valiosos do mundo em 2022. Há apenas 13 países cujos passaportes dão acesso a visitar mais países sem necessidade visto prévio.

Japão e Singapura são os países com os passaportes considerados os mais valiosos do mundo, permitindo-lhes viajar para 192 países em livre-trânsito. Na segunda posição, surgem Alemanha e Coreia do Sul (podendo ambos aceder a 190 países). Ainda pelo pódio, Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha ocupam o 3º. lugar da lista elaborada pela consultora especializada em cidadania global e aconselhamento de residência.

Seguem-se Áustria, Dinamarca, França, Países Baixos e Suécia. Os passaportes destes países permitem que os portadores deste documento viajem para 188 países sem visto prévio, o que os coloca na quarta posição do ranking, à frente de Portugal e Irlanda.

Em contrapartida, o Afeganistão é o que está pior colocado, sendo que este passaporte apenas permite o acesso a 26 países. Este país ocupa, assim, a 111.º posição do ranking é seguido pelo Iraque (permite acesso em livre trânsito a 28 países) e pela Síria (29 países).

Este índice avalia os passaportes mais influentes do mundo em cada trimestre tendo em conta os dados fornecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e inclui 199 passaportes diferentes e 227 destinos internacionais.

Top 5 dos passaportes mais valiosos do mundo:

1.º lugar: Japão e Singapura – acesso a 192 países

2.º lugar: Alemanha e Coreia do Sul – acesso a 190 países

3º. lugar: Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha – acesso a 189 países

4º. lugar: França, Países Baixos e Suécia – acesso a 188 países

5º. lugar: Irlanda e Portugal – acesso a 187 países

Top 5 dos passaportes menos valiosos do mundo:

111.º lugar: Afeganistão – acesso a 26 países

110.º lugar: Iraque – acesso a 28 países

109.º lugar: Síria – acesso a 29 países

108.º lugar: Paquistão – acesso a 31 países

107.º lugar: Iémen – acesso a 33 países

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem o 5.º passaporte mais valioso do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião