Governo quer acordo de rendimentos e competitividade fechado até julho
O novo Executivo dará prioridade a fechar o acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos dos trabalhadores e da competitividade até julho. Patrões estão alinhados com o Governo.
O primeiro-ministro quer fechar o acordo para melhoria dos rendimentos dos trabalhadores e da competitividade das empresas na concertação social até julho, avança o Público esta terça-feira. A medida foi uma promessa socialista feita em 2019 e deverá ser uma das prioridades do novo Governo de maioria absoluta, que tomará posse a 23 de fevereiro.
Segundo o jornal, a intenção foi revelada por António Costa nas reuniões à porta fechada com os parceiros sociais, nas quais terá ainda sinalizado que quer estar mais presente à mesa das negociações. Ao mesmo tempo, a maioria absoluta conquistada no final do mês passado dá ao novo Governo mais liberdade para negociar diretamente com a concertação, pois nas anteriores legislaturas haviam matérias que eram discutidas noutras sedes, nota o jornal.
Sobre esta informação, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, sublinhou ao Público que, apesar das oposições que possam surgir durante as negociações, os patrões e o Governo estão alinhados na prioridade de fechar um acordo nesta matéria até ao final do primeiro semestre deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer acordo de rendimentos e competitividade fechado até julho
{{ noCommentsLabel }}