Um quarto dos transportes marítimos na UE vai usar gás natural não sustentável até 2030
A UE encoraja que os navios movidos a fuelóleo sejam substituídos por gás natural fóssil, revela o estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente. A alternativa deve passar pelo hidrogénio.
Um quarto dos transportes marítimos na Europa ainda será movido a gás natural até 2030, um combustível fóssil que tem poucos benefícios para o clima e que se vai manter durante décadas, alerta um estudo divulgado esta quarta-feira.
O estudo, da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E, na sigla original), salienta que estes 25% de transportes marítimos movidos a gás fóssil são fruto das “débeis metas de sustentabilidade da União Europeia (UE) que encorajam uma maior utilização de metano”, e defende antes o investimento em combustíveis como o hidrogénio verde.
A T&E, uma organização não ambiental de defesa de políticas sustentáveis para o setor dos transportes, alerta que o transporte marítimo é dos maiores poluidores do mundo e permanece “altamente dependente de combustíveis fósseis”.
“A velha narrativa do gás como combustível de transição já não é sustentável – já não podemos simplesmente mudar de um combustível fóssil para outro, pois isto não nos levará a atingir zero emissões líquidas até 2050. Ao colocarmos mais metano na atmosfera, estamos a aquecer dramaticamente o planeta”, diz a T&E citada num comunicado da organização ambientalista portuguesa Zero, que também faz parte da federação.
O metano é um gás com efeito de estufa mais potente que o mais divulgado dióxido de carbono.
No comunicado, a Zero lembra que como parte do Objetivo 55, um pacote legislativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030 na União Europeia, a Comissão Europeia quer reduzir a pegada carbónica dos navios.
Mas, acrescenta a Zero, a UE encoraja que os navios movidos a fuelóleo sejam substituídos por outros movidos a gás fóssil.
O estudo da T&E, diz a Zero, mostra que o gás fóssil deve constituir 23% do total de energia utilizada nos transportes marítimos na União Europeia até 2030, “mais 6% do que atualmente, com custos mais baixos que as alternativas verdadeiramente limpas, mas com muitas emissões associadas”.
A proposta da Comissão Europeia, como está, implica que os navios terão “poucos ou nenhuns incentivos” para mudar para alternativas sustentáveis como o hidrogénio verde ou combustíveis baseados em hidrogénio, conhecidos como combustíveis sintéticos (e-fuels), diz-se no comunicado.
A federação sugere que a UE impulsione a procura de combustíveis à base de hidrogénio, e recomenda uma cota mínima de 6% para combustíveis sintéticos navais.
O regulamento dos combustíveis navais da UE está a ser discutido no Parlamento Europeu e no Conselho da UE. Um texto final deve ser conhecido no segundo semestre deste ano.
No comunicado a Zero propõe que Portugal não invista em abastecimento de gás natural liquefeito, porque tal investimento, acrescenta, vai no sentido oposto ao da descarbonização.
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