Hoje nas notícias: Energia, cheque extra do PRR e concertação social

  • ECO
  • 7 Março 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta segunda-feira, o ministro do Ambiente faz manchete do Jornal de Negócios, ao qual deu uma entrevista em que diz que defende que seria “um disparate absoluto” voltar a produzir energia a partir de carvão. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira. Outro destaque é António Costa e Silva, “arquiteto” do Plano de Recuperação e Resiliência, que considera que o cheque extra que Portugal deverá receber deve “transformar” o tecido produtivo nacional.

“Seria um disparate absoluto” regressar à produção de energia com carvão

O ministro do Ambiente e da Ação Climática não tem dúvidas de que o regresso de Portugal à produção de energia a partir do carvão “custaria muito dinheiro”. O país pagava 100 milhões por mês por causa da central do Pego, avançou Matos Fernandes. O governante considera que, “do ponto de vista do preço, está absolutamente claro que seria um disparate absoluto” voltar a ter o carvão como fonte de produção energética, pelo que, enquanto hipótese que foi estudada, “não está neste momento em cima da mesa”.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

 

Cheque extra do PRR deve “transformar tecido produtivo”

António Costa e Silva, que elaborou a visão estratégica que esteve na base do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), considera que o cheque extra que Portugal deverá receber — e que pode atingir os 1,6 mil milhões de euros — deve ser canalizado para “se fazer a transformação do tecido produtivo português”, designadamente para “criar setores baseados na inovação tecnológica, que propiciem a produção de produtos de alto valor acrescentado”.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Sindicatos perdem processo contra Groundforce e o seu ex-presidente

A Groundforce (SPDH- Serviços Portugueses de Handling) e o seu ex-presidente Paulo Neto Leite foram absolvidos pelo Tribunal Local Criminal de Lisboa dos crimes de violação da autonomia sindical e de ato discriminatório. Assim, os quatro sindicatos e os 150 funcionários assistentes no processo não receberão quaisquer indemnizações, que no total ascendiam a 800 mil euros.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Governo convoca parceiros sociais com crise da Ucrânia sobre a mesa

O Governo convocou os parceiros sociais para uma reunião da concertação social na tarde de terça-feira. O encontro, marcado com caráter de urgência, tem por base o acompanhamento da situação de crise na Ucrânia, causada pela invasão russa. Os ataques provocaram a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas, um aumento dos preços dos combustíveis, que estão nos níveis mais altos da última década, devido a receios de uma redução da oferta, mas também das matérias-primas como os cereais.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (ligação indisponível)

Buraco financeiro dos três grandes quase quadruplicou em meio ano

O buraco financeiro de FC Porto, Sporting e Benfica aumentou quase quatro vezes em meio ano. Ao todo, a situação de falência técnica dos “três grandes” subiu de 16 milhões de euros reportados há poucos meses para 62,9 milhões revelados nos relatórios de dezembro, ou seja, agravou-se em 46,9 milhões de euros. O clube da Luz foi o mais afetado, tendo registado um prejuízo recorde de 31,7 milhões de euros no primeiro semestre desta época.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Energia, cheque extra do PRR e concertação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião