easyJet vai avançar com proposta para slots da TAP
A easyJet vai concorrer às faixas horárias que a companhia aérea portuguesa terá de ceder no aeroporto de Lisboa.
A easyJet quer ficar com as faixas horárias no aeroporto de Lisboa que a TAP terá de ceder por imposição de Bruxelas. O diretor-geral, José Lopes, afirmou ao Jornal de Negócios que a companhia britânica “está na corrida”.
O responsável já tinha deixado essa intenção numa entrevista ao ECO em dezembro, antes da aprovação do plano de reestruturação pela Comissão Europeia, quando afirmou que a empresa queria “o máximo de slots possível” que Bruxelas viesse a tirar à TAP.
Já este ano, em entrevista ao Dinheiro Vivo, o gestor reforçou essa intenção: “Quando houver regras, apresentaremos o nosso plano de negócios para tentarmos ganhar esses slots e crescer em Lisboa, apresentando um modelo que compense os utilizadores”. Disse também que se ficasse com as faixas horárias, iria basear mais três aviões em Lisboa e criar 100 empregos.
A cedência de 18 slots (nove pares de aterragem e descolagem) foi um dos remédios impostos por Bruxelas para a aprovação do auxílio de Estado de 3,2 milhões de euros à TAP. Além da easyJet, também a Ryanair deverá entrar na corrida.
A seleção da companhia aérea que ficará com os slots terá de ser aprovada pela Comissão Europeia. Será assistida no processo por um administrador de monitorização selecionado pela TAP, que nomeou a Alcis Advisers GmbH, uma consultora alemã.
As companhias interessadas têm até ao dia 24 de março para apresentar a sua proposta preliminar. A 25 de abril será comunicada a lista de transportadoras aéreas candidatas, que têm até 12 de maio para apresentar as propostas finais. A decisão da Comissão Europeia está prevista para junho. O vencedor poderá usar os slots a partir do próximo inverno IATA, que começa no final de outubro.
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