Turismo: Dois anos depois, BTL está de volta “com muitas promoções”
Maior feira de turismo nacional está de volta a Lisboa, com expectativas "muito positivas". "Queremos mostrar que estamos de volta, mais preparados do que nunca".
Após duas edições canceladas devido à pandemia, a maior feira de turismo nacional está de volta. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre esta sexta-feira as portas aos portugueses, prometendo a “melhor edição de sempre”, com mais de 1.400 expositores. O setor quer mostrar que “está de volta” e “mais preparado do que nunca”. Da hotelaria à aviação, passando pelo enoturismo, a BTL deste ano traz “muitas promoções”.
“As expectativas são muito positivas, bastante otimistas”, diz ao ECO Dália Palma, gestora da BTL. “Neste momento podemos dizer que será a melhor edição de sempre, não só pelo número de expositores, mas pela representatividade dos setores”, acrescenta. A última edição foi em 2019 e, nesse ano, contaram-se cerca de 1.400 expositores, diretos e indiretos. “Já ultrapassamos esse número” este ano, nota a responsável. Quanto aos visitantes, esperam-se, pelo menos 75 mil pessoas.
A BTL pode representar “o momento da retoma”, diz Dália Palma, adiantando que “há grande vontade por parte das empresas” em marcarem presença na feira, que decorre na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. “É muito positivo podermos estar todos juntos e mostrarmos o que temos de novo e o que fizemos nestes dois anos“, dia ao ECO Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal. “O objetivo é mostrar que estamos de volta, juntos e mais preparados do que nunca”, acrescenta o responsável.
A BTL arrancou na quarta-feira, dia 16, mas os primeiros dois dias foram exclusivos a profissionais do setor. A organização trouxe entidades de várias partes do mundo — desde Espanha, Brasil, Maldivas, Polónia, Jamaica, Marrocos, Seychelles, etc. — para estarem em contacto com as empresas portuguesas. Além disso, houve conferências para apresentação do destino Portugal, mas também de destinos internacionais. “O importante é dar placo aos novos produtos que estamos a promover e a dinamizar”, diz Luís Araújo, dando como exemplo o enoturismo e o turismo literário.
“A estratégia foi focar nas pessoas, nos turistas, e transmitir a informação mais transparente possível sobre o nosso país. E também nos focamos nas empresas e nos empresários, dando-lhes o máximo de apoio possível”, diz o presidente do Turismo de Portugal, notando que já foram concedidos 2,7 mil milhões de euros em incentivos estatais desde que a pandemia começou, “nas mais variadas linhas”. A falta de mão-de-obra no setor também continua a preocupar, com o responsável a notar que as escolas do Turismo de Portugal “já chegaram” a cerca de 150 mil pessoas.
Hotelaria oferece descontos até 30%
Entre os vários expositores que vão marcar presença na BTL estão hotéis, restaurantes, agências de viagens, companhias aéreas e várias empresas ligadas ao turismo. É aqui que os portugueses podem encontrar o que Portugal tem para oferecer em termos turísticos e, ao mesmo tempo, ajudar aquele que foi o setor mais afetado pela pandemia. “As pessoas devem ir à BTL para conhecer novos destinos e marcar as suas férias”, diz Dália Palma, gestora da feira, adiantando que “haverá muitas promoções”.
A TAP foi uma das empresas que não quis deixar de marcar presença nestes quatro dias de BTL. A companhia aérea, que diz ser “um parceiro histórico” da feira de turismo, diz que a BTL é uma oportunidade para “comunicar as novidades relativas a rotas, produtos e serviços”, mas também “para reunir com entidades que são essenciais ao negócio da TAP” e ainda “dinamizar o turismo em Portugal”. “A expectativa com a edição de 2022 é a de voltar a estar presencialmente com os nossos atuais e futuros parceiros, de desenvolver oportunidades e de contactar com os nossos clientes”, diz fonte oficial da companhia aérea ao ECO, notando que, a propósito dos seus 77 anos, tem “uma campanha ativa com voos a 77 euros para reservas” até 18 de março.
Como não poderia deixar de ser, o setor hoteleiro aterrou em força na FIL. “Esta edição, após dois anos de pausa, será ainda mais relevante”, diz ao ECO Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Vila Galé. O responsável nota que a feira “será o primeiro momento de reencontro de todos os players e um sinal de dinamismo do setor” após “um período muito difícil” devido à pandemia. Durante a BTL, o Vila Galé vai oferecer 15% de desconto para reservas feita até final de março e para estadias até 31 de outubro. Haverá ainda um passatempo com “prémios de descontos de até 20% em experiências gastronómicas ou de welness“.
Os hotéis Turim também vão marcar presença, “seja para o estreitamento de relações com o segmento profissional, seja para o contacto direto com os clientes e público em geral”. Ao ECO, fonte oficial da cadeia hoteleira adianta que espera que 2022 “seja um ano de franca recuperação do turismo nacional, seja pelo aumento do público nacional, seja pela recuperação de vários mercados internacionais”. Durante a BTL, os hotéis Turim vão oferecer aos visitantes um desconto de 30% (alusivo ao 30.º aniversário do grupo) para reservas feitas até 20 de março e válidas até ao final do ano.
Os hotéis Discovery Hotel Management (DHM) não terão descontos exclusivos para a BTL, mas têm em vigor várias campanhas. Mesmo assim, a cadeia não quis deixar de estar presente na feira, por considerar que é uma oportunidade de “rever parceiros e clientes” e “capturar os insights possíveis relativos à recuperação do turismo e da hotelaria em 2022″. “Estamos confiantes e otimistas em relação ao setor hoteleiro em Portugal, predominantemente no segmento de luxo, mas somos igualmente realistas e os tempos continuam incertos”, remata fonte oficial da empresa.
A BTL arrancou na quarta-feira, dia 16, mas os dois primeiros dias foram dedicados exclusivamente aos profissionais do setor. As portas ao público geral abrem esta sexta-feira (17h às 23h) e mantêm-se assim no sábado (12h às 23h), encerrando no domingo (12h às 20h). A entrada tem um custo de oito euros e há bilhetes familiares triplos a 20 euros e quádruplos a 26 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turismo: Dois anos depois, BTL está de volta “com muitas promoções”
{{ noCommentsLabel }}