Direto G7 quer limitar transações de ouro da Rússia. EUA e UE ultimam acordo de fornecimento de LNG
Líderes do G7 estão disponíveis para reforçar sanções à Rússia pelo ataque à Ucrânia, que começou há um mês. Querem limitar transações em ouro pelo banco central russo.
A invasão da Rússia à Ucrânia aconteceu há um mês e os impactos económicos já se fazem sentir com uma escalada dos preços da energia, dos alimentos e um corte nas previsões de crescimento. A retoma que se começava a desenhar depois da pandemia está ameaçada. Tal como está ameaçada a sobrevivência dos ucranianos, cujas cidades têm sido insistentemente bombardeadas pelas tropas russas. O conflito já provocou mais de 3,5 milhões de refugiados, um número que continua aumentar.
Esta quinta-feira, o dia foi marcado por três cimeiras de alto nível, em Bruxelas, com os líderes da NATO, do G7 e da União Europeia a procurarem transmitir um sinal de forte unidade face à guerra lançada pela Rússia na Ucrânia.
Os líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) e a União Europeia (UE) manifestaram-se disponíveis para reforçar sanções à Rússia pelo ataque à Ucrânia, nomeadamente limitando transações em ouro pelo banco central russo. E, nos bastidores das cimeiras, a União Europeia e os EUA negociaram um acordo para fornecimento de gás liquefeito (LNG, na sigla em inglês) norte-americano. O acordo, que segundo o Financial Times vai permitir aos EUA enviarem mais 15 mil milhões de metros cúbicos de LNG para a o mercado europeu até ao final de 2022, deve ser fechado e anunciado esta sexta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
G7 quer limitar transações de ouro da Rússia. EUA e UE ultimam acordo de fornecimento de LNG
{{ noCommentsLabel }}