Impetus desenvolve fio a partir do desperdício têxtil

O grupo têxtil Impetus, especializado na produção de roupa interior para homem, desenvolveu um fio a partir do próprio desperdício têxtil. Num forte contributo para a redução da pegada ambiental.

De olhos postos no meio ambiente e na economia circular na indústria têxtil, a Impetus, grupo de Esposende especializado na produção de roupa interior para homem, desenvolveu um fio reciclado que é feito com o próprio desperdício têxtil – E*Retrace®. Segundo a empresa, esta matéria-prima é “composta por 30% de fibra reciclada pós-industrial e 70% de Ecovero da Lenzing”.

O grupo têxtil juntou-se, assim, à Belba Lloréns para produzir fios reciclados e 100% rastreáveis a partir de resíduos industriais da própria empresa.

A produção deste novo fio vai, assim, ao encontro da linha empresarial da Impetus no que concerne à aposta em tecnologias e materiais inovadores.

O processo parece simples. Com recurso a um sistema de separação automatizado de resíduos, a empresa separa os excedentes das suas produções. “A Belba Llórens transforma depois em fio que regressa novamente à Impetus para ser produzida a malha e posteriormente o produto final”, descreve a empresa têxtil de Esposende.

“O nosso objetivo principal é contribuir para a economia circular e para o movimento zero waste, garantindo uma maior transparência e autenticidade em todo o processo produtivo”, afirmou Ricardo Figueiredo, administrador da Impetus.

Está ainda em desenvolvimento uma mistura composta, chamada “E*RetraceCO+®, que é o primeiro fio reciclado com algodão carbono positivo, produzido com 30% de fibra reciclada pós-industrial e 70% de algodão Good Earth Cotton®”. Assim como um outro fio também 100% reciclado, igualmente produzido com 30% de fibra reciclada pós-industrial e 70% de fibra reciclada pré/pós-consumo (viscose reciclada ou poliéster reciclado).

Fundado em 1973, o grupo Impetus surge no mercado “como uma das empresas líderes mundiais no setor têxtil”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impetus desenvolve fio a partir do desperdício têxtil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião