Autoridades europeias dizem que é demasiado cedo para uma 4.ª dose das vacinas contra a Covid
As entidades admitem, no entanto, que uma quarta dose (ou segundo reforço) pode ser administrada a adultos com 80 ou mais anos.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) e a task-force da Covid-19 da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) concluíram que é muito cedo para considerar uma quarta dose de vacinas contra a Covid-19 das marcas Pfizer e Moderna na população em geral.
As entidades admitem, no entanto, que uma quarta dose (ou segundo reforço) pode ser administrada a adultos com 80 ou mais anos, depois de rever os dados sobre o maior risco de desenvolver doença grave nessa faixa etária e a proteção conferida por este reforço, de acordo com o comunicado divulgado pela EMA esta quarta-feira.
Quanto aos adultos com sistema imunológico normal com idades entre 60 e 79 anos, não há evidências claras na União Europeia de que a proteção da vacina contra doenças graves esteja a diminuir substancialmente, pelo que não avança já a recomendação da toma de uma quarta dose. O mesmo para pessoas abaixo destas idades.
Como as campanhas de revacinação podem começar no outono, as autoridades deverão considerar o melhor momento para doses adicionais nessa altura, possivelmente aproveitando as vacinas atualizadas.
Apesar destas recomendações, alguns locais já avançaram com um segundo reforço, como é o caso da Suécia. O país decidiu oferecer uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas a partir dos 65 anos, de modo a reforçar as suas defesas contra a doença. Anteriormente, as autoridades suecas já tinham oferecido uma quarta dose a pessoas com 80 ou mais anos de idade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoridades europeias dizem que é demasiado cedo para uma 4.ª dose das vacinas contra a Covid
{{ noCommentsLabel }}