Banco Mundial corta estimativa de crescimento global para 3,2% este ano
O Banco Mundial reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia global de 4,1% em janeiro para 3,2%, por causa dos impactos negativos da guerra na Europa.
A economia mundial deverá crescer 3,2% este ano, segundo a última estimativa do Banco Mundial. Trata-se de uma significativa revisão em baixa face à previsão de 4,1% que o organismo fez em janeiro, segundo a Bloomberg.
Este crescimento esperado compara com a expansão de 5,7% registada no ano passado. O Banco Mundial atribui a revisão em baixa a um menor otimismo com as perspetivas para a Europa e Ásia central, uma região onde se insere a Rússia e a Ucrânia, nota a agência.
Assim, à luz da guerra na Europa, o Banco Mundial anunciou esta segunda-feira que está em discussão um pacote de ajuda aos países no valor de 170 mil milhões de dólares. O plano, maior do que o pacote de ajuda relacionado com a pandemia, cobrirá o período de abril de 2022 a junho de 2023, mas 50 mil milhões serão desembolsados nos primeiros três meses.
O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que providencia empréstimos e subsídios aos países de baixos e médios rendimentos. Está sediado em Washington, nos EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco Mundial corta estimativa de crescimento global para 3,2% este ano
{{ noCommentsLabel }}