Inflação da Zona Euro sobe ligeiramente para 7,5% em abril
Taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou de 7,4% para 7,5% em abril. Portugal tem uma das taxas mais baixas.
A inflação na Zona Euro subiu de 7,4% em março para 7,5% em abril, em termos homólogos, de acordo com a estimativa publicada esta sexta-feira pelo Eurostat. Espera-se que a energia registe a maior taxa homóloga em abril, passando para os 38%. No meio deste cenário de subidas, Portugal aparece com uma das taxas de variação homóloga mais baixas — 7,4%.
Analisando os principais componentes da inflação, a energia destaca-se com a maior taxa de todas, apesar de registar um abrandamento. A inflação passou de 44% em março para 38% em abril. Atrás aparece a alimentação, álcool e tabaco, passando de 5% em março para 6,4% em abril. Atrás aparecem os bens industriais não energéticos, passando de 3,4% para 3,8% e os serviços, que passam de 2,7% para 3,3% em abril.
Numa análise aos 19 Estados-membros para os quais há dados, a Estónia apresenta a taxa de inflação mais alta de todas: 19% em abril face aos 14,8% observados em março. A seguir vem a Lituânia (16,6%) e a Letónia (13,2%). No lado oposto da tabela, Malta apresenta a taxa mais baixa (4,9%), seguida da França (5,4%) e da Finlândia (5,6%).
Portugal apresenta uma taxa de inflação homóloga (harmonizada) de 7,4%, apresentando, assim, um dos valores mais baixos entre os 19 Estados-membros, no mesmo patamar que a Eslovénia, mostram os dados do Eurostat. Em termos mensais, a inflação foi de 2,4%.
(Notícia atualizada às 10h41 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação da Zona Euro sobe ligeiramente para 7,5% em abril
{{ noCommentsLabel }}