ICO, Iberdrola, Nortia e Seaya aceleram transição energética
A Fond-ICO Next Tech, a Iberdrola e a Nortia juntaram-se à Seaya para acelerar a transição energética e a sustentabilidade, através do primeiro grande fundo tecnológico espanhol - o "Andrómeda".
A Secretaria de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial e o ICO – através da Fond-ICO Next Tech -, a Iberdrola – através do seu programa de arranque em Perseo -, e a Nortia Capital – holding de investimentos de Manuel Lao -, juntaram-se à Seaya Ventures, fundada por Beatriz González, para lançar o “Andrómeda”, um fundo tecnológico espanhol que pretende acelerar a transição energética e a sustentabilidade, noticia a Servimedia.
A novidade foi lançada hoje por Nadia Calviño, primeira vice-presidente e ministra dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital, durante o seu discurso na conferência Cercle dEconomía, em Barcelona.
O fundo, que tem uma dimensão de 300 milhões de euros, vai investir em escalas tecnológicas europeias relacionadas com a sustentabilidade, transição energética, eletrificação da economia e outras áreas, como a agricultura sustentável e a economia circular.
A Fond-ICO Next Tech vai disponibilizar até 100 milhões de euros para este fundo. A primeira vice-presidente salientou que “já são duas operações do Next Tech Fund em menos de seis meses, consolidando esta iniciativa como a grande alavanca para o crescimento das escalas tecnológicas com uma base transformadora no país”.
Por seu lado, José Carlos García de Quevedo, presidente do grupo ICO, salientou que “o investimento da Fond-ICONextTech no Andrómeda vai impulsionar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a dupla transição – digital e verde – do tecido produtivo, a fim de consolidar a recuperação e o crescimento sustentável”.
Este é o primeiro grande fundo de capital de risco tecnológico que inclui objetivos específicos de sustentabilidade em conformidade com o artigo 9º do Regulamento da União Europeia, com critérios ambientais, de sustentabilidade e de governação (ESG) claros e mensuráveis.
Ana Forner, CEO da Nortia Capital, afirmou que a empresa “está firmemente empenhada no empreendedorismo e na sustentabilidade. Fazer parte de um projeto pioneiro como o Andrómeda permite-nos apoiar as empresas espanholas a estarem na vanguarda da tecnologia e da sustentabilidade“.
“Este é um projeto que permitirá aos líderes tecnológicos do futuro crescerem em Espanha, assegurando que estamos na vanguarda das tecnologias mais sustentáveis. O Andrómeda complementa a atividade que temos vindo a desenvolver há mais de 15 anos, através de Perseo, para apoiar os melhores empresários e startups que aceleram a transição para um modelo energético sustentável”, disse Diego Díaz Pilas, diretor do programa de arranque da IberdrolaPerseo.
Por sua vez, Beatriz González, fundadora de Seaya, agradeceu por poder contar com o apoio da Nortia, da Iberdrola e do Fond-ICO Next Tech neste fundo, que afirma ser “pioneiro no sul da Europa”. “A inovação e a tecnologia são as chaves para alcançar um desenvolvimento mais sustentável e o Andrómeda quer apoiar os fundadores que querem liderar este compromisso para o futuro”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ICO, Iberdrola, Nortia e Seaya aceleram transição energética
{{ noCommentsLabel }}