Greves na CP em junho com serviços mínimos nos feriados
Além da paralisação sobre as horas extraordinárias, revisores e trabalhadores das bilheteiras vão fazer greve nos feriados municipais de Lisboa e do Porto.
A CP prevê “perturbações significativas” na circulação de comboios nos dias 10, 12, 13 e 16 de junho. As paralisações convocadas por vários sindicatos de trabalhadores deverão reduzir a oferta de comboios até à próxima semana. Ao contrário de greves anteriores, o Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos para 25% dos comboios programados para feriados nacionais e municipais.
Nos feriados nacionais de 10 e 16 de junho, haverá serviços mínimos para 25% dos comboios Alfa Pendular, Intercidades, regionais e serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.
No feriado municipal de Lisboa, em 13 de junho, apenas haverá serviços mínimos para os comboios urbanos das linhas de Sintra, Azambuja e de Cascais.
No feriado municipal do Porto, em 24 de junho, apenas haverá serviços mínimos para as viagens nos comboios suburbanos do Porto.
No feriado municipal do Barreiro, em 28 de junho, os serviços mínimos apenas vão contemplar os comboios da Linha do Sado.
Os serviços mínimos foram decretados porque dias 12 e 23 de junho, véspera de feriados municipais, há greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP. A paralisação de 12 de junho vai afetar os serviços da transportadora a sul do Pombal; dia 23, o impacto será sobre as operações a norte do Pombal.
As greves na véspera dos feriados municipais coincidem com a paralisação às horas extraordinárias, feriados e ao trabalho em dia de descanso semanal, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, afeto à CGTP.
Os trabalhadores exigem aumentos salariais imediatos e em linha com a taxa de inflação dos últimos meses – acima dos 0,9% aplicados logo no início do ano. Os funcionários também exigem a integração nos quadros de trabalhadores a prazo.
Quem já comprou bilhetes para comboios Alfa Pendular, Intercidades, Celta, regional e interregional pode pedir o reembolso, sem custos, ou revalidar o bilhete, sem taxas, até 30 minutos antes da partida do comboio na estação de origem.
O reembolso dos bilhetes poderá ser feito também na página da CP e “através do preenchimento do formulário online, com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de nome, morada postal, IBAN e NIF, ou nas bilheteiras, até 10 dias, após terminada a greve”.
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