EIOPA divulga resultados de supervisão
O supervisor europeu salienta, no seu relatório respeitante a 2021, o apoio que deu à indústria seguradora confrontada com o impacto da pandemia e o que fez pela convergência da supervisão.
O relatório anual sobre as atividades de supervisão em 2021 da Autoridade Europeia de Seguros e Pensões Complementares (EIOPA) faz um balanço de 2021, com destaque para os efeitos da pandemia que “levou a enormes perturbações sociais e desafios económicos sem precedentes”, salientando que a entidade de supervisão continuou a apoiar a indústria, um apoio traduzido, por exemplo, na publicação de duas Declarações de Supervisão respeitantes à avaliação do risco e solvência das próprias empresas e aos casos de incumprimento do requisito de capital de solvência.
“Na área da Solvência II, na sequência das lições aprendidas com as práticas de supervisão, bem como com o trabalho realizado em relação à revisão da Solvência II, a EIOPA reviu as Orientações sobre Provisões Técnicas e Limites Contratuais para promover a convergência da supervisão na supervisão do cálculo das provisões técnicas, um elemento-chave dos balanços das empresas”, refere a EIOPA.
A convergência da supervisão, um dos objetivos de eleição da supervisão europeia, ocupou também um lugar central em 2021, abrangendo novas áreas como os riscos ambientais, sociais e de governanças, tecnologia de supervisão e supervisão de carteiras de run-off.
A EIOPA acompanhou ainda a implementação do alerta sobre questões de produtos de seguro de viagem, na sequência da Revisão Temática sobre Questões de Defesa do Consumidor no Seguro de Viagem.
A entidade supervisora reconhece que, ao longo de 2021, “a condução e supervisão das empresas exigiu mais atenção, incluindo o uso dos poderes de intervenção nos produtos da EIOPA e uma série de ferramentas de supervisão e supervisão, bem como o envolvimento ativo e visitas a autoridades nacionais competentes e partes de países terceiros”.
Para este ano já se encontra publicado o Plano de Convergência de Supervisão da EIOPA, que as linhas de reforço da supervisão ao nível europeu,
A EIOPA, atualmente presidida por Petra Hielkema, está no centro da supervisão do mercado de seguros e fundos de pensões na UE e funciona como um órgão consultivo independente da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da União.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EIOPA divulga resultados de supervisão
{{ noCommentsLabel }}