CGTP pede medidas urgentes para travar perda de poder de compra

  • Lusa
  • 8 Agosto 2022

Há grandes empresas e grupos económicos a registarem nos primeiros seis meses do ano “aumentos gigantescos dos lucros”, lembra ainda a intersindical.

A CGTP defendeu esta segunda-feira que “são urgentes” medidas para travar a perda de poder de compra dos trabalhadores e famílias, sublinhando que grandes empresas e grupos económicos estão a registar “aumentos gigantescos” dos lucros. “São urgentes ações que ponham travão à perda de poder de compra e à degradação das condições de trabalho e de vida”, afirma a CGTP em comunicado, exigindo medidas como o aumento dos salários em 90 euros para todos os trabalhadores.

Ao mesmo tempo que trabalhadores, pensionistas e famílias veem aumentar as dificuldades e a perda de poder de compra, há grandes empresas e grupos económicos a registarem nos primeiros seis meses do ano “aumentos gigantescos dos lucros”, sublinha a intersindical. “Na banca, grande distribuição, eletricidade, combustíveis e outras formas de energia, na indústria ou nos serviços, os lucros líquidos das grandes empresas ultrapassaram largamente, nos primeiros seis meses do ano, os dois mil milhões de euros”, afirma a CGTP.

Para a intersindical, “os níveis de especulação e exploração que estão na base dos lucros” das empresas “resultam da opção política do governo PS, com ou sem imposições da União Europeia, e que conta com o papel ativo do PSD, CDS, IL e Chega”.

“A situação atual exige medidas imediatas”, defende a CGTP, reivindicando ainda a subida salário mínimo nacional para os 800 euros “com efeitos imediatos” e um aumento extraordinário das pensões que reponha o poder de compra e das prestações sociais.

A CGTP quer ainda a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviço essenciais, bem como a aplicação de um imposto sobre os lucros “colossais” das grandes empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGTP pede medidas urgentes para travar perda de poder de compra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião