Economia do Reino Unido cai menos do que o esperado
Setores mais expostos ao aumento do custo de vida, como retalho e restaurantes, sob pressão. Ainda assim, economistas temiam queda do PIB mais acentuada.
A economia do Reino Unido contraiu menos do que se temia em junho, ainda que os setores mais expostos à escalada do custo de vida, como o retalho e os restaurantes, tenham estado sob maior pressão.
O gabinete de estatísticas avançou esta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,6% em junho, a maior contração desde janeiro de 2021, mas menos severa do que a queda de 1,3% que era esperada pelos economistas.
Também em termos trimestrais o PIB registou uma contração de 0,1%, contra as estimativas de uma quebra de 0,3% antecipada pelos analistas. Os dados oficiais apontam para um enfraquecimento das perspetivas económicas no Reino Unido, que deverá entrar em recessão no final do ano e que se prolongará durante 2023, por causa do disparo da inflação e da subida dos juros para conter os preços.
Junho ficou marcado por dois dias adicionais de feriado, por causa das celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, mas a maior parte do impacto no PIB naquele mês veio do encerramento dos serviços de saúde relacionados ao coronavírus.
Os setores relacionados com o consumo também deram sinais de grande fragilidade, perante o disparo da inflação para máximos de 40 anos, na sequência da guerra da Rússia na Ucrânia.
Comentando os números do PIB, que indicam que a economia está 0,9% acima do nível antes da pandemia, o ministro das Finanças, Nadjim Zahawi, disse que mostram “uma resiliência real” do Reino Unido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia do Reino Unido cai menos do que o esperado
{{ noCommentsLabel }}