Carros híbridos superam gasóleo pela primeira vez
Agosto foi o primeiro mês de sempre em que o gasóleo foi a terceira opção dos consumidores portugueses na hora de comprar carro.
Longe vão os tempos em que o gasóleo era o rei das vendas de carros ligeiros de passageiros. Em 2013, este combustível tinha uma quota de mercado de 72,3%, cilindrando a gasolina – neste tempo, mal se falava em outras opções. Quase uma década depois, o mercado automóvel está bem diferente e o gasóleo passou de primeira para terceira opção.
Em agosto de 2022, os carros híbridos convencionais (sem tomada exterior de carregamento) foram mais vendidos do que as unidades exclusivamente a gasóleo, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgados nesta quinta-feira
No último mês, foram matriculados 2.232 automóveis híbridos, mais 179 unidades do que o concorrente gasóleo. Agosto foi o melhor mês do ano para os veículos híbridos e o segundo pior para o gasóleo (só em janeiro se venderam menos, com 1.961 registos).
Os híbridos representaram 19,67% das vendas de carros ligeiros de passageiros em agosto – o peso do gasóleo foi de 18,09%. A gasolina foi o combustível preferido, com 42,09%.
A diminuição do peso do gasóleo deu-se no final de um mês em que o preço deste combustível tinha ficado com a maior diferença de sempre face à gasolina.
Os automóveis totalmente elétricos foram a quarta opção, com 10,25% do mercado, seguidos dos híbridos plug-in, com 8,51%.
Em Portugal, foram registados 11.349 automóveis ligeiros de passageiros em agosto, mais 42,4% do que no mesmo mês de 2021 mas menos 8,7% face ao mesmo mês de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carros híbridos superam gasóleo pela primeira vez
{{ noCommentsLabel }}