Euro abaixo dos 0,99 dólares pela primeira vez em duas décadas
A moeda única europeia continua a ser penalizada pelo interrupção no fornecimento de gás natural pela Rússia, que ameaça travar ainda mais a atividade económica.
A divisa da Zona Euro desceu hoje até aos 0,9888 dólares durante a negociação na Ásia. É a primeira vez desde 2002 que o euro baixa a fasquia dos 0,99 dólares. A descida está a ser atribuída ao receios de que a interrupção no fornecimento de gás russo através da gasoduto Nord Stream 1 leve a uma travagem mais brusca da atividade económica e empurre o bloco para uma recessão.
Moscovo anunciou na sexta-feira que iria suspender por tempo indefinido a entrega de gás, alegando uma falha técnica. O anúncio surgiu depois de os países do G7 terem acordado avançar com um teto ao preço do petróleo russo, de forma a diminuir o encaixe russo com a venda da matéria-prima.
O euro seguia à pouco a desvalorizar 0,41% contra a moeda norte-americana para os 0,9906 dólares, recuperando do mínimo da sessão.
O gás natural está hoje novamente a disparar nos mercados. O contrato de referência para a Europa, o Dutch TTF, dispara 30% para 272 euros por MW/h, segundo o Financial Times.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euro abaixo dos 0,99 dólares pela primeira vez em duas décadas
{{ noCommentsLabel }}