Reunião da concertação social sobre acordo de rendimentos foi adiada
Primeiro-ministro tinha anunciado arranque das discussões do acordo de rendimentos, mas será apenas ao nível do grupo de trabalho. Reunião da concertação social marcada para dia 28.
Depois de o primeiro-ministro anunciar o “momento particularmente importante” em que se iam iniciar as reuniões tendo em vista a assinatura do acordo de rendimentos e competitividade, a discussão ao nível da concertação social acabou por ser adiada, segundo noticiou o Jornal de Negócios e confirmou o ECO. Grupo de trabalho vai encontrar-se esta quarta-feira, enquanto a reunião da concertação social fica marcada para a semana.
Apesar de a reunião não acontecer por agora ao nível da concertação social, já têm existido encontros do grupo de trabalho formado com representantes dos parceiros sociais e do Governo. Para esta quarta-feira, em vez da reunião da concertação vai então existir mais uma reunião do grupo técnico, segundo indicou ao ECO fonte oficial do Ministério do Trabalho.
Já a reunião da Comissão Permanente da Concertação Social ficou marcada para dia 28 de setembro. “Com estas reuniões o Governo procura acelerar a discussão com os parceiros sociais, com o objetivo de lhes apresentar uma proposta de Acordo tão brevemente quanto possível”, aponta fonte do Ministério.
Na reunião do grupo técnico vão estar presentes o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. “Esta será a quinta reunião realizada pelo Grupo de Trabalho desde que o processo se iniciou”, indica, onde o Governo “tem procurado auscultar as preocupações e propostas dos diversos parceiros sociais sobre as diferentes áreas temáticas em que o Acordo incidirá”.
O primeiro-ministro tinha sinalizado que este acordo deve permitir “fixar para os próximos quatro anos o quadro de políticas públicas, desde a política fiscal às políticas relativas à qualificação e apoio ao investimento“, com um “compromisso por parte dos parceiros sociais quanto àquilo que deve ser a evolução para este objetivo de convergência do peso dos salários de acordo com a média europeia”.
(Notícia atualizada às 12h35)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reunião da concertação social sobre acordo de rendimentos foi adiada
{{ noCommentsLabel }}