CFP prevê inflação de 7,7% este ano e 5,1% em 2023

O Conselho das Finanças Públicas acredita que a inflação em Portugal este ano ficará nos 7,7%. Para 2023, a instituição antecipa que os preços vão continuar a aumentar.

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publicou esta quinta-feira as previsões para a economia portuguesa até 2026. Este cenário macroeconómico é apresentado numa base de políticas invariantes, o que quer dizer que não considera naturalmente medidas que o Governo venha a tomar, nomeadamente no Orçamento do Estado para 2023.

Para a inflação, a instituição liderada por Nazaré da Costa Cabral prevê uma “uma aceleração na taxa de inflação, medida pelo IHPC, para 7,7%”.

E porquê um valor tão elevado? “A inflação em 2022 deverá refletir sobretudo as dinâmicas esperadas para o preço dos bens alimentares e energéticos nos mercados internacionais, a depreciação do euro e a manutenção de restrições do lado da oferta”.

O Governo já disse que este ano está a trabalhar com um cenário de inflação de 7,4%, segundo revelou o primeiro-ministro numa entrevista recente à TVI. Os 7,4% podem ser compatíveis com os 7,7% projetados pelo CFP já que esta última instituição faz as contas à inflação numa base harmonizada. António Costa não especificou se os 7,4% do Governo são ou não harmonizados.

Se para este ano as notícias não são boas em relação à inflação, para 2023 o cenário não é muito animador. O CFP antecipa uma inflação de 5,1% em 2023, o que quer dizer que os preços vão continuar a aumentar no próximo ano.

Para o PIB, este ano, a instituição liderada por Nazaré da Costa Cabral prevê um crescimento de 6,7%, um valor até superior aos 6,4% com que o Governo está a trabalhar. Para 2023, estima um crescimento mas bastante mais contido, de apenas 1,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CFP prevê inflação de 7,7% este ano e 5,1% em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião