Empresa do Porto desafia autarcas a lavar carros sem água e “acelera” para Espanha
Atlantic Car Wash instala “corners” para lavar carros sem água na Express Glass e negoceia entrada em rede com 280 lojas em Espanha. Câmaras devem “dar o exemplo” e “coerência a apelos" para poupança.
Licenciado em Gestão de Empresas e com uma pós-graduação em mercado de capitais e gestão de carteiras, Pedro Novo esteve dez anos na área comercial do Millennium Bcp, até em 2004 trocar a banca pela administração de várias empresas, sempre com o pelouro financeiro. Em 2012 decidiu criar a sua própria empresa – a Ideal Adviser, uma consultora financeira especializada no apoio à reestruturação financeira e fiscal de empresas –, através da qual surgiu o negócio da Atlantic Car Wash. “Acreditei desde logo no conceito, tendo ficado inicialmente com 50% e mais tarde com os 100% da empresa”, relata ao ECO este empresário do Porto.
Apresentada como pioneira em Portugal na disponibilização de serviços ecológicos de lavagem automóvel, nos dois primeiros anos teve sete unidades próprias para testar o conceito. Em 2014 decidiu alargá-lo através de uma rede de franchising, tendo chegado a 2020 com cerca de 30 franchisados. No entanto, com a pandemia de Covid-19 e o encerramento dos centros comerciais, em particular, perdeu alguns franchisados, sobretudo no Algarve. Conseguiu manter a maior parte da rede a funcionar, graças a uma parceria com as oficinas Feu Vert. Atualmente, considerando toda a rede, fatura à volta de 1,8 milhões de euros e tem 80 trabalhadores.
“O período pós-pandémico está a trazer-nos outros desafios – e o contexto da crise ambiental e hidrográfica a tornar ainda mais relevante a nossa oferta. Por um lado, há uma procura crescente dos nossos serviços móveis por parte dos clientes; por outro, a exigência e a responsabilidade que recai em todos, especialmente nas empresas e nas instituições públicas, para tomarem medidas efetivas de poupança de água, faz com que o nosso serviço ganhe pertinência e atratividade”, contrapõe Pedro Novo, desafiando as instituições públicas, nomeadamente as autarquias, a “dar o exemplo” e “coerência aos apelos” que estão a lançar às populações para a poupança de água.
As instituições públicas, nomeadamente as autarquias, têm o dever de dar o exemplo na definição de estratégias de poupança de água para, assim, terem coerência nos apelos que fazem à população nesse sentido.
Com 37 centros de lavagem espalhados pelo país, de Braga a Faro – apenas uma unidade própria, as restantes são de franchisados ou aderentes –, a Atlantic Car Wash calcula já ter poupado 56 milhões de litros de água com este sistema baseado na utilização de uma cera especial, cuja aplicação manual faz com que a sujidade fique suspensa para que seja possível eliminá-la sem riscar. O gestor nortenho admite que “o percurso não tem sido fácil”, pois o tema da sustentabilidade ainda está “longe das prioridades da generalidade dos portugueses”. No setor público está a trabalhar com a Câmara de Matosinhos e, entretanto, algumas empresas municipais do Porto também requisitaram os serviços móveis, que prestam igualmente a empresas.
“Os municípios e demais entidades públicas têm frotas com dezenas ou centenas de viaturas, que têm de ser lavadas e higienizadas regularmente, diria, pelo menos, uma vez por mês. É fácil imaginar os muitos milhões de litros de água gastos nesse processo, bem como o consumo de energia daí resultante. A solução que desenhámos não gasta uma gota de água, utiliza produtos 100% ecológicos, biodegradáveis e devidamente certificados, e ainda se obtêm ganhos energéticos. Ou seja, este serviço (…) contribuiu significativamente para a poupança de água, preservação do ambiente e descarbonização”, reclama Pedro Novo, que detém também participações empresariais no setor dos vinhos e do marketing.
Corners na Express Glass e entrada em Espanha
Entretanto, para “dar capilaridade à rede”, a empresa participada pela Ideal Adviser Lda. e pela Golb Lda. avançou em agosto com uma parceria com a Express Glass, que possui 90 lojas a nível nacional, com o objetivo de instalar um corner Atlantic Car Wash em cada uma delas, alargando assim a presença a mais localidades. Já abriu 12 e planeia a abertura de seis espaços destes por mês. Um alargamento gradual da presença a todo o território que será acompanhado pelo investimento na “formação específica dos trabalhadores para assegurar a qualidade do serviço”.
Outra novidade passa pela internacionalização da marca, com a aposta no mercado espanhol. Pedro Novo adianta ao ECO que está “em plena fase de negociação com um parceiro local, que possui uma rede com 280 lojas distribuídas pelo território espanhol”. “Por razões ligadas ao processo, só poderemos divulgar o parceiro quando a negociação chegar a bom porto, o que acredito aconteça a tempo de iniciarmos a internacionalização em meados de 2023”, perspetiva o empresário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresa do Porto desafia autarcas a lavar carros sem água e “acelera” para Espanha
{{ noCommentsLabel }}