Trabalhadores da Autoeuropa querem aumento de 5% dos salários já em dezembro e nova atualização em 2023
Comissão de Trabalhadores propôs aumento salarial de 5% em dezembro, com retroativos a julho, e nova atualização em janeiro que tenha em conta a subida da inflação.
A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa quer um “aumento extraordinário” dos salários para fazer face à subida da inflação. Em comunicado enviado esta sexta-feira, após uma reunião com a administração, os trabalhadores pedem um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro de 2023, que conjugue os dados da inflação deste ano e o acordo laboral.
“Tendo em conta o brutal aumento do custo de vida a que todos assistimos no nosso país, exige da parte da empresa a aplicação de um aumento extraordinário de salário“, lê-se no documento, que refere que “não existe nenhum prémio negociado”.
Assim, a Comissão de Trabalhadores propôs à administração esta sexta-feira um aumento salarial de 5% em dezembro, com retroativos a julho e o aumento “vigente no acordo laboral de 2022/2023 — 2%, com atualização à taxa de inflação de 2022 (retirados os 5% dados em dezembro).
Assim se a taxa de inflação em 2022 for de 8%, os trabalhadores querem uma atualização no início do ano de 2% relativos ao acordo e mais 1% que reflete a inflação.
Vejamos um exemplo prático para um salário bruto de 1.000 euros: em dezembro, os trabalhadores recebem mais 50 euros referentes a esse mês e 250 euros referentes a 50 euros de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Ou seja, mais 300 euros no total. A partir de 2023, assumindo como ponto de partida os 1.050 euros brutos, os trabalhadores querem um novo aumento de 3% — 2% que já estava previsto no acordo e 1% proposto agora, se inflação for de 8%.
“Após a reunião que decorreu durante o dia de hoje, a Administração da Empresa comprometeu-se a apresentar uma proposta na próxima semana“, refere o comunicado enviado pela Comissão de Trabalhadores. Os trabalhadores querem marcar um plenário para a semana 45 (que começa a 7 de novembro), com dias e horas ainda a agendar.
“Entendemos e comunicámos por diversas vezes à empresa que, face ao volume de produção previsto para este ano, a empresa tem todas as condições para aplicar um aumento salarial extraordinário”, lê-se.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trabalhadores da Autoeuropa querem aumento de 5% dos salários já em dezembro e nova atualização em 2023
{{ noCommentsLabel }}