Governo vai fazer lista de património com origem nas ex-colónias
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, compromete-se em criar um grupo de trabalho para elaborar uma lista de património com origem nas ex-colónias.
O Governo vai criar um grupo de trabalho para elaborar uma lista de património com origem nas ex-colónias, revelou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em entrevista ao Expresso (acesso pago).
“A forma eficaz para tratar este tema é com reflexão, discrição e alguma reserva. A pior forma de tratar este tema é criar um debate público polarizado, não contem comigo para isso. É preciso um trabalho que envolva os museus e a academia de uma inventariação mais fina, e posso garantir que esse trabalho será feito”, referiu o ministro.
Em causa estão obras de arte, bens culturais, objetos de culto ou restos mortais ou ossadas retiradas das suas comunidades originais e levadas para países como Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Inglaterra ou Holanda. Vários países já iniciaram processos de negociação e de regresso de bens culturais aos países de origem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai fazer lista de património com origem nas ex-colónias
{{ noCommentsLabel }}