Vouchers para startups abre candidaturas para a primeira tranche de 45 milhões
O processo de seleção é efetuado trimestralmente. O primeiro cut-off será em 25 de fevereiro, refere a Startup Portugal.
O programa Vouchers para Startups abriu esta sexta-feira, 25 de novembro, as candidaturas para a primeira tranche de 45 milhões, de um total de 90 milhões, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “O processo de seleção é efetuado trimestralmente. O primeiro cut-off será em 25 de fevereiro”, refere a Startup Portugal.
A implementação da medida “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais”, tem uma dotação total de 90 milhões de euros, para apoiar projetos de Startups que “tenham ou queiram desenvolver modelos de negócio digitais e com forte componente verde (sustentável), ou em setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento, ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços”.
O anúncio de abertura do concurso tinha sido feito durante a Web Summit.
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Quem pode candidatar-se?
Startups que tenham menos de dez anos, que tenham uma empresa já constituída e com sede em Portugal.
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Como fazer a candidatura?
Os candidatos têm de fazer um pré-registo da startup no Balcão dos Fundos e submeter a informação de todos os campos; ou registar-se na Plataforma de Acesso Simplificado (PAS), onde as informações da startup estarão pré-preenchidas.
Pode ainda iniciar uma nova candidatura na Plataforma de Acesso Simplificado (PAS).
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Que montante será atribuído?
Cada startup selecionada deverá receber um voucher de 30 mil euros. Haverá um adiantamento inicial de 5.000 euros com a assinatura do Termo de Aceitação a título de pré-financiamento; depois serão feitos quatro adiantamentos de 5.000 mil euros todos os trimestres; com o pagamento final de 5.000 euros, a ser feito “com a apresentação de pedido de pagamento final com as despesas elegíveis realizadas, a submeter até 90 dias após a conclusão física e financeira do projeto.”
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Quais as despesas elegíveis?
O montante poderá ser usado para “custos com recursos humanos; despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos”, para a aquisição de “serviços externos especializados (digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, etc.)”; bem como para a compra ou aluguer “de equipamentos, custos de licenciamento ou de subscrição de software“; para suportar “custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual” e “custos indiretos”.
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Como é feita a seleção?
Na seleção, será ponderada a “relevância do projeto face aos objetivos da medida”, a “capacidade de implementação dos beneficiários” e o “impacto do projeto na competitividade das beneficiárias.”
O processo de seleção é efetuado trimestralmente. O primeiro cut-off será em 25 de fevereiro. Saiba mais sobre este processo aqui.
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