Taxa de juro dos Certificados de Aforro supera os 2,8%
Desde o início do ano que a taxa de juro dos Certificados de Aforro foi multiplicada por sete vezes, passando de 0,41% em janeiro para 2,84% nas subscrições realizadas em dezembro.
Os Certificados de Aforro continuam a ser um instrumento de poupança sem risco bastante apelativo para a aplicação das poupanças das famílias. Em dezembro, as novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro da Série E apresentarão uma taxa de juro de 2,842%.
Em janeiro, a taxa de juro deste produto de dívida do Estado, desenhado exclusivamente para os pequenos investidores, apresentava uma taxa de juro de 0,41%.
As famílias que subscreverem Certificados de Aforro este mês poderão contar com um ganho líquido de impostos de 2%. Muito longe da taxa de juro média dos depósitos a prazo de 0,24%.
A subida exponencial da taxa de remuneração dos Certificados Aforro deve-se ao aumento das taxas de juro, particularmente desde julho, quando o Banco Central Europeu começou a subir as taxas de juro de referência do euro. E isso tem sido acompanhado também por uma crescente procura por estes produtos pelas famílias.
Só este ano, as subscrições líquidas de Certificados de Aforro acumulam já um crescimento de 28%, contabilizando em outubro mais de 16 mil milhões de euros.
As famílias que subscreverem Certificados de Aforro este mês poderão contar com um ganho líquido de impostos de 2%. Muito longe da taxa de juro média dos depósitos a prazo de 0,24%. Atualmente não há no mercado nenhum produto de baixo risco com esta rendibilidade. E não deverá ficar por aqui.
Remuneração dos Certificados de Aforro
Fonte: IGCP.
A remuneração dos Certificados de Aforro é calculada com base numa fórmula que tem em conta a taxa Euribor a 3 meses e um prémio até 1%, sendo que a remuneração máxima não poderá exceder os 4,5% (3,5% da taxa base e 1% de prémio máximo).
Mesmo as previsões mais conservadoras apontam para uma contínua subida das taxas de juro, pelo menos por mais algum tempo. Os contratos de futuros sobre a Euribor para julho, por exemplo, apontam para uma taxa de 3% nessa altura.
Por isso, será natural que em breve os Certificados de Aforro possam remunerar os pequenos investidores com uma taxa de juro próxima dos 3% ou mais – como resultado da aplicação dos prémios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de juro dos Certificados de Aforro supera os 2,8%
{{ noCommentsLabel }}