BCE deverá aumentar taxa de juro em 50 pontos base na próxima semana
Apesar dos sinais de recessão na Zona Euro, o banco central de Christine Lagarde vai continuar a subir as taxas de juro para controlar a escalada da inflação.
O Banco Central Europeu (BCE) deverá aumentar a taxa de depósitos em 50 pontos base para 2% na próxima semana, apesar de a economia da Zona Euro estar a caminho de uma recessão, de acordo com uma sondagem realizada pela agência Reuters junto dos analistas.
Desde que começou a sua campanha contra a escalada da inflação, em julho, o banco central liderado por Christine Lagarde já aumentou as taxas ao ritmo mais elevado de sempre, tendo subido já em 200 pontos base a sua taxa de depósito, elevando-a para 1,5%.
De acordo com a sondagem da Reuters, os bancos irão assim passar a ganhar 2% nos depósitos no banco central depois da reunião que está marcada para quinta-feira, a taxa mais elevada desde 2009. A taxa de refinanciamento também irá registar uma subida de 50 pontos para 2,5%.
Dos 60 economistas sondados, dois admitiram que o BCE poderá mostrar-se mais cauteloso e sete apostam que a autoridade monetária vai adotar uma abordagem mais agressiva, ou seja, aumentar os juros em 75 pontos base, como na anterior reunião de outubro.
A semana fica ainda marcada pela reunião da Reserva Federal norte-americana, que deverá também aumentar as taxas diretoras em 50 pontos base na quarta-feira, depois de quatro reuniões em que anunciou aumentos de 75 pontos base.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE deverá aumentar taxa de juro em 50 pontos base na próxima semana
{{ noCommentsLabel }}