DGS vai publicar relatório semanal com evolução das infeções respiratórias agudas
O relatório mostra indicadores como a incidência das infeções respiratórias (gripe, Covid-19 ou infeção por vírus sincicial respiratório) e a evolução da cobertura vacinal contra a gripe.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai passar a publicar, às quintas-feiras, um novo relatório semanal sobre a evolução das infeções respiratórias agudas e os potenciais efeitos do frio na saúde da população, sendo que o relatório de monitorização da Covid-19 vai deixar de ser divulgado.
“Nesta nova fase, importa vigiar a evolução das infeções respiratórias agudas, concluir o programa de vacinação sazonal para a Covid-19 e para a gripe e utilizar o SNS24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde”, indica a DGS em comunicado.
O relatório mostra indicadores como a incidência das infeções respiratórias (gripe, Covid-19 ou infeção por vírus sincicial respiratório), a evolução da cobertura vacinal contra a gripe cuidados de saúde primários, episódios de urgência e de internamentos, ocupação das unidades de cuidados intensivos, contacto com o SNS 24 e INEM).
Este novo relatório, que integra informação de várias fontes e organismos além da DGS, revela que na semana terminada a 11 de dezembro se observou “uma atividade epidémica da gripe de baixa a moderada intensidade, com tendência crescente, com predomínio do subtipo A(H3), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis”.
Já a notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 apresentou uma tendência decrescente, sendo que a variante de Omicron BA.5 manteve-se dominante.
O relatório dá ainda conta de que apesar da proporção de consultas por infeções respiratórias nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde face à semana terminada a 4 de dezembro ter aumentado, verificou-se uma ligeira diminuição da proporção de episódios de urgência hospitalar por síndrome gripal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DGS vai publicar relatório semanal com evolução das infeções respiratórias agudas
{{ noCommentsLabel }}