Kiev denuncia grande ataque da artilharia russa contra três cidades
A capital ucraniana e as cidades de Krivoy Rog (centro) e Kharkiv (nordeste) terão sido atingidas por um "grande ataque com mísseis" contra infraestruturas energéticas.
As autoridades ucranianas denunciaram um novo ataque russo esta madrugada que provocou várias explosões em três cidades. Kiev acusa Moscovo de ter lançado um “grande ataque com mísseis” contra centrais elétricas e infraestruturas básicas. As autoridades locais ucranianas, através das redes sociais, referem-se a explosões em Kiev, em Krivoy Rog (centro) e em Kharkiv, no nordeste do país.
De acordo com as mesmas fontes, os alarmes sonoros de aviso à população foram acionados. O autarca de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse através do sistema de mensagens Telegram que a cidade está sem abastecimento de energia elétrica.
Os ataques contra infraestruturas de produção e distribuição de energia fazem parte da nova estratégia militar da Rússia, numa altura em que se regista uma baixa significativa das temperaturas da região.
O Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, vão reunir-se na próxima segunda-feira em Minsk para debater questões como “a integração russo-bielorrussa”, anunciou esta sexta-feira o serviço de imprensa presidencial bielorrusso.
Sem mencionar especificamente a guerra na Ucrânia, na qual a Bielorrússia tem sido um aliado de Moscovo, o comunicado refere que “os Presidentes vão dar também prioridade às questões de segurança e trocar opiniões sobre a situação na região e no mundo“.
Ainda esta manhã, a agência estatal russa TASS avança que pelo menos oito pessoas morreram e 23 ficaram feridas após bombardeamentos ucranianos na região de Luhansk, atualmente sob controlo das forças russas. As explosões terão sido provocadas por mísseis HIMARS, enviados pelos EUA às tropas da Ucrânia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Kiev denuncia grande ataque da artilharia russa contra três cidades
{{ noCommentsLabel }}