Comissão Europeia financia-se até 80 mil milhões até junho de 2023
Bruxelas vai começar a emitir Obrigações-UE no âmbito da nova abordagem de financiamento unificado. Quer até 80 mil milhões de euros para financiar recuperação económica e apoio à Ucrânia.
A Comissão Europeia vai avançar com emissões de Obrigações-UE no valor até 80 mil milhões de euros na primeira metade do próximo ano, que vão ajudar a financiar a recuperação económica e também o apoio à Ucrânia.
As emissões serão realizadas no âmbito da nova abordagem de financiamento unificado de Bruxelas, que vai passar a emitir apenas Obrigações-UE em vez de obrigações denominadas separadamente para os programas individuais como o SURE ou a Assistência Macrofinanceira, como acontecia até agora.
De acordo com a Comissão liderada por Ursula von der Leyen, os programas a serem financiados por estas emissões são o NextGenerationEU e o novo programa de assistência financeira para a Ucrânia: o primeiro programa representará cerca de 70 mil milhões e o segundo cerca de dez mil milhões.
Bruxelas adianta ainda que a componente ecológica do Mecanismo de Recuperação e Resiliência continuará a ser financiada através de emissões “claramente e separadamente designadas” de obrigações verdes NextGenerationEU.
“Dessa forma, os investidores poderão verificar se o produto das obrigações verdes NextGenerationEU corresponde às despesas elegíveis de acordo com o enquadramento das obrigações verdes NextGenerationEU”, explica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia financia-se até 80 mil milhões até junho de 2023
{{ noCommentsLabel }}