Inflação em Espanha desacelera para mínimo de 13 meses

Pela primeira vez desde fevereiro de 2021, a taxa de inflação subjacente, tida como um indicador mais exato do comportamento estrutural dos preços, ultrapassa o índice geral.

A taxa de inflação anual em Espanha desacelerou para 5,8% em dezembro, menos um ponto percentual face a novembro. Os preços da eletricidade subiram num ritmo mais moderado em termos homólogos e os combustíveis registaram também uma descida maior.

De acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatísticas espanhol, a taxa de inflação em dezembro é inferior em cinco pontos percentuais ao pico registado em julho, quando a atingiu os 10,8%, o nível mais elevado desde setembro de 1984.

Apesar de estes valores só terem confirmação final em meados de janeiro, Espanha soma já cinco meses consecutivos de abrandamento da inflação.

Este desempenho deve-se, sobretudo, ao facto de os preços da eletricidade terem subido menos face a dezembro de 2021 e dos combustíveis terem registado uma decida maior do que há um ano, explica o INE.

No entanto, em sentido contrário, no vestuário e no calçado, os preços desceram, mas menos face ao mês homólogo; os preços do tabaco e dos alimentos processados aumentaram.

Assim, a estimativa da inflação subjacente, que não tem em conta a evolução dos preços dos alimentos frescos e da energia, que são mais voláteis, é de 6,9%. Pela primeira vez desde fevereiro de 2021, a taxa de inflação subjacente, tida como um indicador mais exato do comportamento estrutural dos preços, ultrapassa o índice geral.

Numa análise mensal do comportamento dos preços, o Índice de Preços no Consumidor registou uma subida de três décimas face a novembro, mês em que tinha descido uma décima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Espanha desacelera para mínimo de 13 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião